Método De Custeamento
Exames: Método De Custeamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcv87 • 18/3/2015 • 529 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
1. Método de custeamento.
Objetivo será conhecer os métodos de rateio dos custos indiretos para efeito fiscal e demonstrar a não utilização de rateios na formação de preço baseado no custo isso significa apropriação de custos, o método de custeio são aplicado aos custos diretos para melhorar e elevar os preços ao custo total do produto, já os custos diretos são identificados por produto.
Custeio por Absorção.
É valido para fins de balanço patrimonial e demonstração de resultado como, também na maioria dos países para balanço e lucro fiscal, as bases de rateio para a avaliação dos custos de fabrica e dos estoques são os seguintes.
Proporção de custos Diretos.
Proporção dos custos de mão de obra.
Quantidade produzida.
Tempo utilizado na maquina
Área ocupada por linha de produção.
Custo da Matéria prima.
Ex.
Custo Direto ou Variável.
Este método de custeio não é aplicado fisicamente, mas reponde as necessidades gerencias da empresa, os custos diretos não são utilizados para apuração de resultado do produto, estes passam a ser avaliado por suas margens de contribuição. Este indicador na avaliação do portfólio de produtos, para indicar a contribuição cada produto para amortização dos custos e despesas indiretas e para geração dos resultados finais.
A margem de contribuição unitário e calculada pela diferença entre o preço de venda e os custos e despesas diretas; a margem de contribuição total é calculada pela diferença entre a receita de venda bruta do produto e os custos e despesas diretas totais do produto.
• Margem de contribuição unitária
MCU = PV – CD - DD
• Margem de contribuição Total
MCT = RV - CDT - DDT
EX.
Custo Indireto.
Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas
Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.
...