NORMATIZAÇÃO SANITÁRIA DO SETOR
Trabalho Universitário: NORMATIZAÇÃO SANITÁRIA DO SETOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karla.darling • 17/11/2014 • 711 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
NORMATIZAÇÃO SANITÁRIA DO SETOR
As normas técnicas existem para estabelecer requisitos técnicos a serem atendidos por um produto, processo ou serviço. São estabelecidas por consenso e aprovadas por um organismo reconhecido que visa à otimização de benefícios para as empresas e para a comunidade.
Estabelecem requisitos de qualidade, desempenho, segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.
Níveis das normas técnicas
Internacional (ISO, IEC);
Regional (Copant, Mercosul etc.);
Nacional (ABNT, IRAN, BSI, AFNOR etc.)
Empresarial (uso em empresas, geralmente criadas pelo setor de qualidade).
A utilização de normalização para os produtos, serviços e processos tem uma séria de benefícios para as empresas e para os consumidores. São eles: Economia. A normatização busca proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos, resultando em economia de recursos empregados. Comunicação. A normatização tem por objetivo promover meios mais eficientes para a troca de informações entre os fabricantes e os clientes, aumentando, assim, a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
Segurança. Proteção à vida humana e à saúde. Simplificação. Redução da crescente variedade de procedimentos e tipos de produtos. Proteção ao consumidor. Visa prover a sociedade de mecanismos eficazes para aferir a qualidade dos produtos. Eliminação de barreiras técnicas e comerciais. Busca evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial. A respeito dos benefícios proporcionados pela normalização, a ABNT destaca que a normalização “é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade”, aumentando desta forma a competitividade das empresas que têm seus sistemas normalizados. Menciona ainda que os benefícios podem ser qualitativos e quantitativos. São qualitativos, permitindo utilização adequada dos recursos envolvidos; uniformização da produção; facilitando o treinamento da mão de obra, melhorando seu nível técnico; registrando o conhecimento tecnológico e facilitando a contratação ou venda de tecnologia. São quantitativos, pois permitem redução do consumo de materiais e do desperdício; padronização dos componentes e equipamentos; redução da variabilidade dos produtos; aumento da produtividade; melhoria da qualidade e controle dos processos. O processo de normalização visa à consecução de normas com clareza irrepreensível e que assegurem que o sistema fará certo, logo da primeira vez, sem erros, cumprindo os requisitos e padrões estabelecidos. Esse processo contribui para que a tarefa de pessoas e máquinas envolvidas na produção seja simplificada e facilitada, resultando produtos competitivos e de qualidade garantida. Tudo isso com o propósito de satisfazer as expectativas de demanda do mercado consumidor e as demandas ambientais impostas pela sociedade.
Para obter as licenças de Drogaria é necessário seguir os seguintes passos:
1. Entrada de documentações no CRF do Estado
• No Contrato Social da empresa deve-se incluir a atividade de Farmácia
...