Negociação
Tese: Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kalinakaio • 20/5/2014 • Tese • 420 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
As cinco situações existentes em Negociação ligadas aos conflitos devem ser analisadas para que a melhor decisão seja tomada em sua administração.
Temos o "ganha-perde", situação de imposição;
Temos a "perde-perde", situação em que nenhuma das partes atinge seus objetivos;
Temos a "ganha-ganha", situação onde as necessidades de ambas as partes são atendidas e os dois lados saem com um sentimento positivo;
Temos a "perde-ganha", situação em que uma das partes sai da negociação sem que suas necessidades tenham sido atendidas,
E por fim a situação "ganha-perde-ganha-perde", onde ambas as partes saem da negociação abdicando de algo em detrimento de outro, mas com parte de seus objetivos alcançados.
Existem também métodos para administrar conflitos:
Temos a técnica 6 Etapas, composta pela definição dos valores envolvidos; análise, onde se procura saber o porquê do conflito; avaliação das alternativas; projeção de possíveis resultados; escolha e avaliação da decisão tomada.
Há o método Desc onde se descreve o conflito, especificando as ideias e as consequências.
E a técnica AEIOU que engloba assumir, expressar, identificar, projetar o resultado esperado e fazer com que a outra pessoa escolha a alternativa sugerida.
Diante da situação encontrada, mas empresas e da verificação do conflito encontrado na logística entre e cliente e fornecedor sugerimos a situação de ganha – ganha já que o conflito prejudica as duas empresas e entrar em um consenso onde as duas ganham e se ajudam mutuamente é o mais promissor. A empresa 01 irá custear por 06 meses o valor do aluguel de um deposito extra para fracionar o envio de refrigeradores para manufatura reversa, o fracionamento para o envio conforme a capacidade do depósito da empresa 02 em Careaçu – MG tornará viável o compromisso da empresa 02, que se compromete que em um espaço de 6 meses aumentará sua capacidade de recebimento/deposito e o fracionamento da carga não será necessário desonerando o valor do transporte que aumenta com a inclusão do depósito extra e maior dias de carreta na estrada.
Diante de tudo isso, devemos conhecer cada método de negociação e aplicar para nosso proveito, mas esse termo "para nosso proveito" deve estar intimamente ligado a disseminar o conhecimento para que, de posse dele, todos possam usufruir e administrar os conflitos existentes.
Também fica claro que se pode encontrar uma solução mutuamente aceitável em 95% dos casos. A proposta deve ser baseada em honestidade e respeito, havendo flexibilidade por parte daqueles que estavam em desacordo, passando da discordância à colaboração, já que os conflitos estão conosco em grande parte do dia e é necessário saber administrá-los.
...