Negociação
Tese: Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: susanatsa • 14/9/2014 • Tese • 821 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
RESUMO
A Negociação é, essencialmente, um processo de tomada de decisão num contexto de interação estratégica ou de interdependência, nem sempre teremos facilidade em negociar, para em é preciso compreender que existem vários tipos de pessoas e diversas situações e cada uma merece um comportamento e uma postura adequada para que a negociação ocorra de forma amigável, mas infelizmente nem sempre isso é possível, negociar com uma pessoa difícil exige paciência e sabedoria, é preciso ser racional e ter respostas lógicas, jamais permitir que a discução tenha algum envolvimento emocional, o primeiro passo para lidar com situações complexas é reconhecer que o problema não está no outro e sim em nós mesmos, temos que considerar a negociação com uma pessoa difícil inicialmente como uma oportunidade e não uma ameaça.
Algumas tecnicas podem ser tomadas a fim de evitar que a negociação se torne desgastante e agressiva:
Buscar não revidar a uma ofensa ou um comportamento agressivo e observar melhor o que está acontecendo, busque harmonizar-se com ele;
Direcionar o foco para o problema e não para a discussão das emoções, pois as negociações afetam algum tipo de necessidade e é nisso que o negociador deve focar;
Olhe o mundo por todos os ângulos, por todos os seus aspectos, seja capaz de se mover em qualquer direção;
Coordene a respiração, respiração difícil é sintoma de stress;
Busque manter a situação sob controle antes que se torne um caos;
Esteja sempre pronto para o inesperado;
Tente manter-se SEMPRE equilibrado.
Cada palavra e cada tom de voz têm seu valor em qualquer tipo de negociação, nenhuma tentativa de imposição tende a gerar resultados positivos, pois aquele que se sente magoado sempre estará à espreota para dar o troco ou insisitirá em fazer exatamente o contrário do que lhe foi dito.
Uma boa tecnica para ser usada nos momentos de negociações também é se expressar de forma vulnerável e paciente, mesmo com as pessoas mais difíceis, isso tende a criar um elo de empatia que contribui de forma positiva para resolução do problemaao mesmo tempo permite uma aproximação tornando a negociação mais produtiva e flexível e para ter sucesso é preciso ter determinação e honestidade, mas também ter uma boa intuição para saber quando evitar um ataque.
De todos os sentimentos o que mais causa obstaculos é o medo, a pessoa “difícil” tende a reagir do medo um mecanismo de defesa.
Não há problemas algum com este tipo de sentimento no momento da negociação o importante é saber administra-lo.
Quando ingnoramos os nossos medos, tornamo-nos menos humanos, mais insessiveis;
Quando você é tomado pelo medoi ele funciona como um alerta e age diretamente nas suas decisoes como uma força incontrolável que paralisa sua racionalidade.
A partir do momento que permitimos ser tomados pelos nossos medos, passamos a ser reféns das nossas próprias deciões e do nosso dia a dia.
Como já havia dito, não há prblemas em sentirmos medo, devemos é saber o momento e ser capazes de frear este semntimento
...