TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação Sua pergunta

Ensaio: Negociação Sua pergunta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Ensaio  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Para adverti-lo a tempo de que o conteúdo de um possível acordo está começando a correr o risco de ser excessivamente insatisfatório, convém você manter em mente outro acordo ou opção que esteja longe de ser perfeita, mas que seja melhor do que aquilo oferecido na negociação em curso. Você pode se permitir aceitar o que está sendo oferecido, mas precisa ter a noção de que isto pode ser inferior a algo já certo ou com real possibilidade de o ser e que você já tem na manga. Em alguns contextos, também referenciado como um “cordão de isolamento”, o que estamos comentando aqui é a aplicação do conceito de:

Resposta Selecionada: d.

MAANA.

Resposta Correta: d.

MAANA.

Feedback da resposta: Neste caso se fala da MAANA (a melhor alternativa que se teria, desconsiderando a negociação presente). Certo cuidado deve ser mantido ao se distinguir a MAANA do preço de reserva: eles não necessariamente se confundem. Você já pode ter algo assegurado (MAANA), mas não estar satisfeito e querer algo necessariamente melhor. E você pode ter algo assegurado, mas porque negocia numa situação diferenciada, pode aceitar menos: vender algo para sua namorada ou seu pai, mesmo tendo uma oferta um pouco melhor do que aquilo que ela (ou ele) lhe pode oferecer.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A MAANA é um exercício individualizado dentro da negociação e sua relação com nosso “preço de reserva” aceitável é relativa. Uma pessoa pode, por exemplo, fazer diversos orçamentos para a pintura de seu carro e definir o menor valor. Mas, em função da proximidade de uma determinada oficina (localizada na mesma rua onde mora), aceitar pagar certo valor acima do mínimo conseguido, simplesmente pela praticidade e facilidade de acesso ao prestador de serviço. De forma geral, se pode dizer que:

I – O preço de reserva pode ser estabelecido abaixo da nossa MAANA, desde que se considerem fatores adicionais ao critério de avaliação da MAANA.

II – O preço de reserva pode ser estabelecido acima da MAANA existente, como compensação para se sair de uma zona de conforto.

III – O preço de reserva pode ser considerado totalmente equivalente à MAANA.

Resposta Selecionada: e.

I, II e III.

Resposta Correta: e.

I, II e III.

Feedback da resposta: Na verdade a terceira opção (coincidência de valores) é a menos frequente, mas todas as alternativas são possíveis, em função da motivação ou falta de motivação do negociador para tocar um processo de negociação.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O vendedor sabia que a empresa pretendia desovar um estoque de produtos, concedendo condições diferenciadas para venda, tendo em vista o próximo lançamento de uma nova linha.

O cliente apareceu aparentando urgência na compra. Mesmo com a facilidade de poder oferecer mais, o vendedor fixou a proposta nos limites superiores e afirmou que dificilmente conseguiria rever a proposta comercial, mas havia ainda uma pequena possibilidade para tal, se o negócio fosse fechado rapidamente.

Tendo em vista a situação, se pode dizer mais acertadamente que:

Resposta Selecionada: b.

O vendedor agiu de forma coerente com um processo de negociação distributiva de valores.

Resposta Correta: b.

O vendedor agiu de forma coerente com um processo de negociação distributiva de valores.

Feedback da resposta: Como valores podem progressivamente ser agregados às negociações integrativas, a primeira oferta perde sua importância relativa no processo, em função dos ajustes e da ampliação possível do horizonte dessas negociações. Isto porque tentar oferecer tudo que se dispõe de imediato pode reduzir em muito a possibilidade de se continuar a negociação. O medo de se perder o negócio, por outro lado, leva muitas pessoas a tentarem rapidamente chegar ao seu limite mínimo para não perder a venda ou fechar o negócio mais rapidamente. Embora tal estratégia funcione às vezes, na maioria dos casos a outra parte é tentada a forçar algum ganho adicional em relação à primeira oferta recebida. E então temos um impasse. Na situação relatada, o vendedor agiu coerentemente com a ideia de negociações distributivas, onde cada ganho é acompanhado por uma perda correspondente da outra parte. Daí maior cuidado em se estabelecer a primeira oferta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com