Negocios China
Trabalho Escolar: Negocios China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dianabsb • 27/6/2014 • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 365 Visualizações
Histórico do pais importador
•
• Nome;
• Geografia;
• Características culturais;
• Características populacionais (quantidade de habitantes, faixa etária predominante da população, costumes, entre outros);
• Dados econômicos como crescimento do PIB, volume das negociações internacionais;
• Principais produtos importados;
• Principais produtos exportados.
China
China, país mais populoso do mundo com seus 1,3 bilhões de habitantes – densidade demográfica 136 hab/km2 além de ser considerada uma das mais antigas civilizações do mundo e com seu território medindo 9.596,960 km2 . A cidade mais populosa é Xangai com 9,5 milhoes de habitantes. Lingua oficial é o Mandarim. A sua capital é Pequim e o governo é República comunista.
A maior parte da população chinesa é de um grupo chamado Han, sendo que a população chinesa é formada por centenas de grupos étnicos na qual a maioria se unificaram e outro deixaram de existir sem deixar sequer algum vestígio. A faixa etária predominante da população está entre 15 a 64 anos, correspondendo a 70,3% da população.
O povo chinês tem como tradição
A população chinesa é resultado da junção de centenas de grupos étnicos, no entanto, o maior número corresponde ao grupo chamado de Han.
Apesar da complexidade étnica que se desenvolveu na China, diversas etinias unificaram-se e outras deixaram de existir, não deixando nenhum, ou pouco, vestígio de suas existências.
Um grande número de etnias foi absorvido pelo Han, e é a partir desse fato que determina sua superioridade em número em relação a outras etnias.
Devido à variedade de etnias, o grupo Han pratica distintas línguas.
Cultura e religião
A civilização chinesa é muito antiga, assim como sua organização social, essa estruturação proporcionou o surgimento de diferentes culturas e religiões.
A Filosofia chinesa exerceu e exerce uma grande influência para o seu povo. Desse modo, a base filosófica chinesa apresenta-se na essência das religiões praticadas no país: Confucionismo, Taoísmo e Budismo.
Apesar de ser o berço das três religiões citadas, a China abriga ainda outras religiões distintas das referidas.
Há outros tipos de religiões existentes na China são elas o Islã, religiões populares, além do Cristianismo que se divide em Catolicismo e Protestantismo, porém são muito restritas, consolidando-se como minoria.
O povo chinês celebra seus mortos, isso é uma tradição.
Na literatura, a China não é superada por nenhuma sociedade em relação ao tempo de existência. A prática da impressão é proveniente de invenções chinesas, porém, antes mesmo do invento os chineses já desenvolviam a escrita a partir de tintas e pincéis.
Faz parte da cultura chinesa valorizar os filósofos, escritores e poetas clássicos, muitos sábios clássicos elaboravam textos irreverentes, além de críticas da vida cotidiana exercida na época.
Outro elemento cultural desenvolvido pela civilização chinesa apresenta-se na música, eles criaram muitos instrumentos musicais tais como o zheng, xiao e o erhu, migraram para outras regiões do continente asiático como leste e sudeste.
Uma das heranças praticadas até os dias atuais que são oriundos da cultura chinesa é o Bonsai, e que mais tarde teve outros praticantes como o Japão e a Coreia.
Em 2002, a taxa de crescimento demográfico natural da China continua descendo. Até o fim do ano, o número da população do continente chinês atingiu 1.284.530.000, entre da qual, a população urbana foi de 502,12 milhões, representando 39,1%, enquanto a população rural, 782,41 milhões, representando 60,9%. Totalmente, o país tem 661,15 milhões de homens e 623,38 milhões de mulheres. A população na faixa etária de 0 a 14 anos representa 22,4% do total; na faixa de 15 a 64 anos, 70,3%, e a população com idade superior a 65 anos atinge 93,77 milhões, representa 7,3%. Ainda em 2002, nasceram 16,47 milhões de bebês, com a taxa de nascimento de 12,86‰, entretanto, morreram 8,26 milhões de pessoas, com a taxa de mortalidade de 6,41‰.Por isso, a população aumentou 8,26 milhões de pessoas, e a taxa de crescimento demográfico natural foi de 6,45‰.
Principais Produtos da Pauta de Exportação - As “máquinas e equipamentos de sistemas eletrônicos para processamento de dados” são os principais itens de exportação da China e apresentaram, em 2010, um crescimento superior a 90%, em relação à 2005. O segundo segmento mais exportado pelo mercado chinês é o de “aparelhos e equipamentos de telefonia e radiotelefonia”, seguidos do segmento de “confecção de artigo de vestuário”, conforme pode observado na Tabela 5.
Tabela 5– Dez principais setores das exportações chinesas por CNAE três dígitos (2005 e 2010)
Fonte: UN Comtrade Elaboração UIC Apex-Brasil
Origem das Importações - A análise dos principais parceiros da China (Gráfico 13) mostra que o Japão se manteve como o principal fornecedor no período em observação (2005-2010), no entanto, apresentou uma leve redução na sua participação, que passou de 15,2% em 2005 para 12,6% em 2010. A Coreia do Sul e os Estados Unidos mantiveram-se, respectivamente, como o segundo e o terceiro maiores fornecedores para a China, ambos apresentaram queda no percentual de participação em relação a 2005. O Brasil, contudo, apresentou ganho de mercado. Em 2005 a participação brasileira no total importado pela China era de 1,51% e passou para 2,73% 2010. Em termos de valores, em 2005, o Brasil havia exportado para a China US$ 8,6 bilhões e, em 2010, as exportações brasileiras alcançaram US$ 28,3 bilhões, apresentando uma taxa média anual de crescimento superior a 26% no período em análise.
Gráfico 13 – Principais fornecedores da China (2005 e 2010)
Fonte: UN Comtrade Elaboração UIC Apex-Brasil
Principais Produtos da Pauta de Importação
...