O CONCEITO DE NEGOCIAÇÕES
Tese: O CONCEITO DE NEGOCIAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WelingtonBraga • 25/4/2014 • Tese • 921 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO:
Negociação por Róger Fischer - 1993
A negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma de contribuição individual de modo que o tempo utilizado pode influenciar relacionamentos, contribuindo para o sucesso ou fracasso de uma negociação.
Negociação por Herb Cohen – 1980
Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma tensão. Nessa definição é imprescindível que haja um conhecimento detalhado da transação a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há a necessidade de influenciar o comportamento oponente para se chegar a um acordo razoável, utilizando-se do poder da informação.
Negociação por José Augusto Wanderley – 1998
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências, e antagonismos de interesses, idéias e posições.
(portaldaeducação.com.br)
Lista de semelhanças entre as teorias apresentadas
Negociação é o processo de tentar um acordo baseado em propostas e idéias apresentadas de todos os lados envolvidos.
Essencialmente devesse preparar antes de toda e qualquer negociação, pois sem o preparo necessário, sem habilidade para negociar, é impossível sobreviver no mundo atual de negócios. Deve deixar o cenário familiar, e ter liberdade a tratar dos assuntos em si.
Na negociação, devemos ser assertivos, amigáveis e tudo isso sem ser ameaçador. Apesar de cuidar de nossos interesses, não há a necessidade de protestar agressivamente.
A negociação tem como um dos fatores fundamentais a paciência, o tempo envolvido nesta negociação. O profissional desta área que planeja e dedica seu tempo a expor suas idéias tem mais probabilidade de ser bem sucedido em seu propósito.
A clareza ao expressar as idéias, e principalmente, a capacidade de ouvir e de absorver o que está sendo negociadas é essencial para que se tenha segurança em apresentar e fechar o negócio. A impaciência prejudica o ouvir, e consequentemente toda a negociação.
Quem conhece bem a área a ser negociada, sempre terá uma alternativa pra lidar com a negociação. Quem não tem opção, fica desequilibrado na negociação, nas mãos do oponente.
COMITÊ DE PRÉ E PÓS NEGOCIAÇÃO:
PAPEIS
1. Preparação : (Aldo Sales)
(ELABORAR OS DIVERSOS ACORDOS POSSÍVEIS)
Planejamento inicial: Histórico das relações entre as partes; listados objetivos ideais e reais (máximo desejado e mínimo necessário);necessidades, motivações e expectativas da outra parte, planejamento das concessões (a mais importante deve ser feita por último); solução para eventuais conflitos e impasses, programar o encontro para a etapa seguinte.
2. Exploração : (Diego Carlos)
(DESCOBRIR O INTERESSE DA OUTRA PARTE)
Levantar as expectativas e necessidades do outro, na etapa seguinte = mostrar Como nossas idéias, produtos e serviços atendem aos interesses do outro negociador. = OUVINTE quando mais ouvirmos, mais informações teremos.
3. Apresentação : (Simone Isac)
(COMUNICAÇÃO EFICAZ)
Com base nas informações que você acaba de me dar gostaria de....= expor Sua proposta ao outro e fazer a descrição dos produtos, serviços ou idéias = vender seu peixe
4. Classificação : (Fabiano Xavier)
(OPÇÕES PARA O ACORDO)
Alguma coisa que eu falei não ficou suficientemente claro? – responder as objeções; aceitar as razões do outro e antecipar, levantar dúvidas potenciais;
...