O Contexto de Gestão
Por: Jorge Fernandes • 9/3/2017 • Abstract • 988 Palavras (4 Páginas) • 126 Visualizações
Contexto Económico:
Economia Portuguesa:
Ao longo de 2016, a economia portuguesa manteve alguns dos traços fundamentais que têm caracterizado a recuperação económica em curso desde 2013. Tem sido condicionado nomeadamente pelos elevados níveis de endividamento dos setores público e privado, por uma evolução demográfica adversa.
- Nível externo: a construção de uma plena União Económica e Monetária ainda se encontra incompleta
- Nível interno: baixo crescimento nominal da atividade económica
O momento atual é assim uma oportunidade única para apresentar uma estabilidade macroeconómica e um crescimento económico.
Conceito:
O contexto económico define-se por um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na atividade. Este traduz a situação económica e determina as trocas de bens e serviços e informação na sociedade. Numa empresa ou organização acarreta ainda variáveis como as taxas de câmbios (taxa de desemprego, a balança comercial, a taxa de poupança dos agregados familiares).
Exemplos de variáveis no contexto económico:
- PIB (Produto Interno Bruto)
Enquanto o crescimento do PIB, cria incentivos a maiores níveis de investimento e de consumo privado, o decréscimo do PIB, liga à redução da procura de bens e serviços e, sobretudo, à redução da atividade empresarial.
Obtemos o PIB através da fórmula:
[pic 2]
[pic 3]
C: Consumo Privado
G: Gasto Público
I: Investimentos
X: Exportações
M: Importações
PIB PPS em Portugal em 1995 e 2014:
[pic 4]
O gráfico acima apresentado diz-nos o Produto Interno Bruto com o índice Paridade do Poder de Compra Padrão (PIB PPS) na União Europeia 28. Observamos ainda que Portugal encontra-se em 13.º lugar com 222.964,6 milhões em PPS em 2014, em relação à riqueza construída no país. Por fim, existe ainda um crescimento da riqueza criada em 1995 por Portugal.
- PIB per capita
Este indicador tem a mesma relevância que o PIB, sendo este analisado por pessoa, ou seja, é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país.
[pic 5]
O gráfico apresentado coloca Portugal em 18º lugar nos países da Europa 28. Assim analisando que em 2014 o PIB per capita foi de 21.436,7 milhões em PPS, o PIB per capita, está em crescimento desde 1995.
- Taxa de inflação e a Taxa de juros
Enquanto reduzidas taxas de inflação e de juros proporcionam uma maior confiança, as elevadas taxas de inflação e de juros têm o efeito inverso.
Em qualquer tipo de atividade desenvolvida por cada organização, qualquer um destes fatores pode ter impacto maior ou menor no seu desenvolvimento a longo prazo.
[pic 6]
[pic 7]
Nota: Tanto o PIB, bem como, a taxa de inflação e a taxa de juros sofrem influência do atividade empresarial em geral
No gráfico abaixo é nos apresentado a taxa de variação de inflação em Portugal entre 1978 e 2014.
[pic 8]
Podemos afirmar que Portugal manteve sempre uma taxa de inflação positiva até 2008, ou seja, o preço dos bens e dos serviços aumentaram ano após ano, tendo existido uma pequena desinflação entre 1984 e 1987.
Balança Comercial
Este indicador reflete a diferença entre as exportações e as importações de um determinado país. Quando se encontra positiva, é benéfico para o país porque atrai moeda estrangeira e gera empregos no país exportador, incentivando a economia. Se for negativa, ou seja, quando o saldo é deficitário, não tem oportunidades para o país em causa.
A Balança Comercial calcula-se através da seguinte operação:
[pic 9][pic 10]
O próximo gráfico apresenta-nos o saldo da Balança Comercial em % do PIB, em Portugal registado em 1996 e 2014. [pic 11]
...