O Divulgador
Por: Diogovasco • 9/4/2019 • Artigo • 544 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Introdução:
Quando acompanhamos as notícias de esportes, pensamos que escrever sobre esportes trata-se de um assunto mais fácil, menos complexo que política e economia, por exemplo. Talvez essa ideia venha do fato de o texto apresentar-se com uma rigidez menor, mais solto, menos “engessado” do que as demais editorias.
“Talvez não haja área do jornalismo tão sujeita a intempéries quanto a cobertura de esportes. O profissional enfrenta o preconceito dos próprios colegas, que consideram uma editoria menos importante, e também do público, que costuma tratar o comentarista ou repórter esportivo como ‘mero palpiteiro’”.(Coelho, 2004: contracapa)
Por ser um assunto conhecido de muitos e que atrai a população em geral, ao menos uma vez a cada dois anos em época de Olimpíadas ou Copa do Mundo, o esporte passa a ser visto como mero entretenimento, um espetáculo que atrai as massas. Existe um trabalho desenvolvido diariamente nos jornais, nos canais de televisão e nas emissoras de rádio. Uma tarefa que traz informações, histórias, além das transmissões de competições, do mundo esportivo. A ele chamamos Jornalismo Esportivo.
Procuramos discorrer ao longo das próximas páginas deste trabalho. A pesquisa intitulada Jornalismo Esportivo: conceitos e práticas, com o objetivo responder ao questionamento geral: Jornalismo esportivo como entretenimento ou como especialização do gênero informativo? Para tal analisarei em um período as matérias produzidas no jornal Lance e responderei está pergunta da melhor forma possível.
Antes de conceituar, entretanto, os primeiros capítulos, servem para ressaltar que o que estamos falando existe e tem bibliografia. O primeiro capítulo versa sobre a história da imprensa brasileira. O enfoque dado ao jornalismo impresso baseia-se no fato de que foi, principalmente através das revistas, que surgiu o jornalismo especializado. E foi essa a direção que pretendemos seguir: pegar o início da imprensa no Brasil e como ela foi se desenvolvendo e contar a história do jornal Lance para podermos começar a analise.
Para tanto nos apoiamos no histórico desenvolvido por Juarez Bahia em seu livro “Jornal, história e técnica – História da Imprensa Brasileira”. Buscando o enfoque no jornalismo especializado, Nilson Lage completou com obras que trazem não só contextualizando, mas explicação de como é a notícia, o que é a reportagem, sobretudo, a especializada.
Já o capítulo dois especifica um pouco mais. Uma das especialidades no gênero informativo é o esporte, portanto, deve-se saber como ele começou quem foram seus principais personagens, suas mudanças ao longo do tempo, demonstrando assim que ele acompanha a trajetória da imprensa no Brasil. Por considerar que o jornalismo esportivo não está apenas ligado aos acontecimentos nacionais e para mostrar a grandiosidade do tema.
Depois de acompanhar a história do gênero jornalístico, ver como o jornalismo se desenvolveu entender porque o esporte é tão atraente e ver como ele se integra ao mundo jornalístico, é hora de saber Jornalismo esportivo como entretenimento ou como especialização do gênero informativo.
A pesquisa foi realizada através das matérias do jornal Lance! . A ideia não foi realizar uma pesquisa quantitativa, convertendo em dados precisos.
A maior parte da pesquisa que tem seu resultado aqui apresentado foi realizada através do Jornal Lance!, para poder responder a pergunta proposta no trabalho de conclusão de curso usamos leitura de livros, monografias, teses, ensaios, artigos, textos eletrônicos, enfim, literatura que versasse e contribuísse para o aspecto teórico desse trabalho.
...