O Marketing Ambiental
Por: AASPHB • 3/5/2018 • Relatório de pesquisa • 805 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Conceito
A definição de marketing ambiental está subentendida dentro de outras definições como marketing ambiental, marketing ecológico e marketing social e até marketing ecológico (POLONSKY, 2011).
O termo marketing verde, ecológico ou ambiental surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association).
Realizado um workshop para discutir os impactos no ambiente
Histórico
Nas últimas décadas a humanidade começou a refletir sobre o impacto ambiental que milhares de anos do progresso industrial e social desencadearam. A escassez de recursos naturais e a imensa quantidade de lixo despertaram a atenção para a responsabilidade ambiental, em todas as áreas desde o uso consciente da água até o movimento de preservação do meio ambiente.
Cada um tem sua parcela de responsabilidade, o governo com a implantação de uma legislação e fiscalização, a sociedade com seu poder de cobrança e as empresas com a sua adequação a essa legislação e principalmente utilizar-se de uma ação mais pró-ativa em relação ao meio ambiente, buscando assim diferenciarem-se perante os consumidores, membros essenciais em qualquer economia.
Nesse cenário nasceu o marketing ambiental, também chamado de marketing ecológico e marketing verde. Existem algumas teorias da sua criação, a mais citada refere-se ao início da década de 70 em que começou a crescer o movimento ambientalista com a criação de organizações não-governamentais (ONGs) como a WWF e o Greenpeace. Essas organizações, cada uma com sua ideologia e proposta, têm em comum a estreita relação com a imprensa e o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde de todos que nele estão inseridos.
Com a disseminação da opinião e informações sobre o meio ambiente por parte das ONGs, as pessoas adquiriram um melhor senso de julgamento a cerca de atitudes das empresas. Essas, por sua vez, começaram a se preocupar com a associação da sua imagem a desastres ecológicos e ameaças ambientais, pois agora existia uma força tarefa na luta pela natureza.
Michael Jay Polonsky, autor de várias obras sobre o tema, propõe um conceito para o marketing verde, que ele próprio considera como sendo o conceito mais abrangente: "Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente." Nessa mesma reflexão, Churchill e Peter (2000, p. 44) assinalam que marketing verde consiste em "atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade".
O marketing ambiental nasce como uma ferramenta de apoio e controle, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, até o descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e sugerindo aos seus demais relacionados a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.
Aplicabilidade
Os Desafios que as empresas encontram para aplicar o marketing ambiental são: utilizar de métodos sem deixar de entregar qualidade, conveniência e preço adequado. (Saunders; McGovern, 1997). Precisa ser feito um aprimoramento nos métodos que os produtos são feitos utilizando da tecnologia e de apelo emocional para que o produto e a empresa sejam reconhecidos por todos.
Para implantar com êxito uma estratégia de marketing ambiental é: fazer que as políticas ambientais organizacionais sejam valorizadas por todos os níveis hierárquicos.
Habilidade para formar coalizões com formadores de opinião (crianças, governo, ambientalistas, mídia, varejistas) e a capacidade para gerenciar as etapas de marketing em colaboração com fornecedores e distribuidores tornam-se essenciais (Ottman, 1994).
A Empresa deve estar integrada nas questões ambientais, conseguindo obter lucros e apresentando resultados.
...