O Mercado Financeiro
Dissertações: O Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CIDOVSKI • 18/5/2014 • 368 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
O mercado financeiro e a análise de investimentos.
Mercado monetário
O Mercado Monetário faz parte do Mercado Financeiro e é onde ocorrem as captações de recursos para movimentar o mercado em curto prazo. Neste mercado atuam os intermediadores financeiros que negociam títulos e oferece margem a criação de taxa de juros. Tal mercado é constituído por instituições financeiras que possuem muito dinheiro e que fazem de sua atividade principal o empréstimo de seus recursos em troca de uma taxa de juros que irá gerar lucro para essa instituição. Aqui podemos verificar a característica do mercado monetário: as negociações não ultrapassam doze meses. Esse mercado visa o controle da liquidez monetária na economia, onde títulos públicos são os mais negociados neste mercado, onde figuram também as negociações de Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI) e Certificados de Depósitos Bancários (CDB).
Mercado de crédito
Mercado de câmbio
Mercado de câmbio nada mais é do que as operações de compra e venda de moedas nacionais ou estrangeiras. Esse tipo de atividade é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central Brasil. Incluem-se nesse mercado as operações relativas a recebimentos, pagamentos e transferências no país e no exterior mediante o uso de cartões internacionais, além de operações referentes a transferências financeiras postais, vales e reembolsos postais internacionais. Podem ter autorização do Banco Central para operar no mercado cambial bancos múltiplos, bancos comerciais, caixas econômicas, bancos de investimentos, de cambio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.
Mercado de capitais
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários cujo objetivo é proporcionar liquidez a títulos de emissão de empresas e viabilizar o processo de capitalização. Esse mercado é constituído por bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras devidamente autorizadas. O mesmo é subdividido e Mercados Primários e Secundários.
No Mercado Primário se negocia valores mobiliários que circulam pela primeira vez ao público e onde a empresa obtém capital para seus empreendimentos. Já no Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como a troca de possuidores de capitais, além das negociações realizadas fora das bolsas, em negociações denominadas “mercado de balcão”, ou seja, um mercado sem local físico determinado para a realização das transações, trazendo mais liquidez para esses ativos financeiros.
...