O Objetivo Da Contabilidade
Trabalho Universitário: O Objetivo Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ionete02 • 5/11/2013 • 337 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
O Objetivo da Contabilidade
Contabilidade: é um sistema de informação e avaliação que utiliza de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários a real situação de uma entidade.
Sistema de informação: é o conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário: é a pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.
A informação de natureza econômica deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio). Informação de natureza financeira são: fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física complementa aos valores monetários (quantidades produzida de produtos ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa etc.)
Informação de natureza de produtividade é referente à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários e deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Dois pontos devem ser observados:
1_ As empresas devem divulgar todas as informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2_ A contabilidade está interligada nos aspectos jurídicos. A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:
a) deficiências na estrutura do modelo informativo;
b) limitações do próprio usuário;
c) baixa credibilidade por parte dos usuários;
d) linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica
(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
...