O Paper Networking e Marketing Pessoal
Por: gi_roldao • 18/10/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 158 Visualizações
NETWORKING, MARKETING PESSOAL E PROFISSIONAL
- CONCEITO E PAPEL DO MARKETING PESSOAL E
PROFFISSIONAL:
O marketing pessoal é uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso. Conduzido de maneira planejada e eficiente, ele ajuda a criar uma imagem consistente e coerente do profissional, proporcionando mais visibilidade no mercado. Ele é responsável pelo desenvolvimento e divulgação da imagem de um profissional, que demonstra o seu valor para o mercado, expondo claramente competências e habilidades, construindo uma propaganda positiva da imagem. O fator primordial para o bom andamento do marketing pessoal é a comunicação, que deve ser clara e assertiva.
O marketing pessoal é praticado a cada vez que se consegue utilizar habilidades e qualificações para se diferenciar e alavancar a carreira.
- PECADOS E ERROS QUE NÃO DEVEM SER COMETIDOS:
A maneira de se comunicar pode causar empatia ou antipatia no seu alvo. É por meio da forma como é conduzido um diálogo, a maneira de se expressar e como é articulado um discurso que todo o potencial de um indivíduo será — ou não — expresso. Além disso, manter uma postura profissional, o que inclui vestuário e higiene é imprescindível.
Não se resume apenas a preocupar-se com a aparência, mas também com a sua postura, comportamentos e networking.
Iniciativa, flexibilidade, uso correto do vocabulário e cuidados com a exposição excessiva em redes sociais também pode alancar ou derrubar todo o trabalho de marketing pessoal.
Um dos principais erros de quem está trabalhando no seu marketing pessoal, é fazer promessas que poderá cumprir. Tentar transmitir uma imagem de uma pessoa eficiente, e aceitar todo tipo de desafio para provar isso, talvez não seja uma boa escolha se não há domínio total sobre o assunto.
Lembrar-se sempre que a humildade e a exposição na dose certa conta muitos pontos para fazer um marketing pessoal de sucesso.
- CURRÍCULO:
- Importância e papel:
Um bom currículo é uma das melhores formas de marketing pessoal. É por meio dele que uma empresa avalia o perfil de um profissional”. Explica o consultor da Aims – Internacional Management Search, José Kantek. De acordo com o especialista em Marketing, Propaganda e Gestão Empresarial Alexander Baer, as empresas buscam pessoas que melhor saibam vender sua marca. “Um profissional que sabe trabalhar suas qualidades, tem melhor potencial para a venda da marca da empresa”, disse Baer.
O currículo ainda é a principal ferramenta utilizada nos processos seletivos. Apesar das seleções terem evoluídos e novas técnicas e metodologias terem sido incorporadas para facilitar a seleção de talentos, a triagem de currículos ainda está presente na grande maioria dos processos seletivos aplicados pelas empresas.
- Erros que não devem ser cometidos:
Sabe-se que o tempo dos recrutadores para fazer a triagem dos currículos é curto. Por isso que o curriculum deve ser atraente e chamar a atenção de quem está fazendo o processo seletivo. Ele deve ser sucinto e conter informações que sejam condizentes com a vaga desejada. Os currículos com erro de português, sem cuidado com formatação e sem informações claras, podem acabar prejudicando o candidato na hora em que o recrutador faz a triagem. Portanto, ao adicionar informações ou atualizações o importante é sempre verificar a grafia para ver se está correta.
Cabe ainda ressaltar, que durante o processo seletivo, de acordo com levantamento de empresas de recrutamento on line, uma pesquisa feita com mais de 400 recrutadores aponta que 30% deles demoram em média de seis a 10 segundos para descartar um currículo para uma entrevista, ou seja, seu conteúdo é o suficiente para colocar-se à frente ou atrás de muitos outros candidatos.
- PROCESSO SELETIVO
- O que é um processo seletivo e qual a sua função?
Resume-se a um conjunto de técnicas utilizadas para “filtrar” e escolher pessoas que querem ocupar determinada posição. Por meio dele, é possível identificar se elas têm as qualidades e habilidades exigidas pela empresa.
É por meio dele que são identificadas as características e as habilidades dos candidatos visando saber se eles estão alinhados com os objetivos da empresa, com a sua missão, visão e valores.
O processo seletivo considera experiências profissionais, potencial, a sua formação e os aspectos comportamentais dos candidatos.
- Estratégias possíveis
Para se destacar em um processo seletivo, é preciso não apenas passar pela primeira avaliação do recrutador, quando ele analisa o currículo, mas se destacar dos demais candidatos à vaga em uma entrevista.
Para isso, deve-se buscar as vagas mais adequadas ao perfil, é crucial conhecer a empresa na qual está se candidatando, ter pleno domínio sobre a sua trajetória e estar preparado para explorar ideias de forma clara e objetiva, ou seja, estudar a empresa, seu segmento e posição no mercado. Vestir-se adequadamente, chegar com antecedência, saber portar-se e responder com naturalidade as questões dos recrutadores pode influenciar positivamente na escolha de um candidato.
- AO ASSUMIR UM CARGO
- Importância da Cultura organizacional
A Cultura Organizacional e o modo como se dão as relações em uma instituição são grandes desafios para quem está assumindo um novo cargo. Apesar das múltiplas definições, podemos considerar que a cultura se trata de um conjunto de crenças, normas e valores que são compartilhados por um determinado grupo. Chamo a sua atenção aqui para a parte final dessa definição: compartilhados por um grupo. Isso porque, quando falamos de cultura, sempre estaremos nos referindo a algo coletivo.
A Cultura Organizacional imprime a essência da organização e adaptar-se à esse novo meio pode ser desafiador, mas dar atenção aos detalhes, ser flexível e adaptável ao meio podem aumentar as chances de sucesso em uma nova oportunidade.
- Diretrizes fundamentais ao assumir um novo desafio profissional
A cultura corporativa é bastante precoce e rotativa. Por mais imprescindíveis que sejam as pessoas sempre será possível substituí-las por outras. O dinamismo e a rotatividade não só entre profissionais de companhias do mesmo ramo, mas também uma constante dança das cadeiras entre setores de uma mesma empresa têm sido cada vez mais comum e saber se portar diante disso, sem criar inimizades ou as fazendo o mínimo possível, é um grande desafio, mas algumas diretrizes podem ajudar a nortear esse caminho:
...