O Que é Economia
Casos: O Que é Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wgabriela • 18/10/2014 • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 244 Visualizações
DISCIPLINA: ECONOMIA E NEGÓCIOS
O QUE É ECONOMIA
Noção
É uma ciência social (não individualizada, sempre coletivo / amplo) que trata dos fenômenos tocantes à produção, distribuição, acumulação, e consumo de bens materiais (de riquezas) e serviços.
A Economia repousa sobre os atos humanos, e é por excelência uma ciência social. Não é uma ciência exata em que se pode programar os resultados sem erros. Por ex. se todos ganhassem mais renda, não quer dizer que todos iriam gastar as mesmas proporções em consumo. É praticamente impossível prever com exatidão o comportamento de um indivíduo em particular.
Definição
De maneira ampla, podemos definir Economia como:
“Estudos das atividades em que os homens se empregam para produzir, trocar e consumir bens e serviços escassos que satisfazem suas necessidades”.
O PROBLEMA ECONÔMICO
A razão de ser da Economia política
A natureza dos problemas econômicos reside na constatação de que os recursos que a coletividade dispõe para a satisfação das necessidades de seus membros são limitados em relação a suas necessidades. Os indivíduos necessitam de certos bens:
Roupas, alimentos, uma casa para morar, automóvel...
e serviços:
educação, lazer, saúde...
que são escassos, isto é, existem em quantidades limitadas. As aspirações humanas são no entanto, relativamente ilimitadas, superando o volume de bens e serviços disponíveis para a satisfação destes desejos.
Caracteriza-se, dessa forma, o problema fundamental da Economia política: a escassez.
A escassez e a importância dos fatores de produção no processo econômico
Se não podemos ter tudo que desejamos, ao mesmo tempo, já que os recursos ou os fatores de produção são escassos, é preciso escolher entre os bens que serão produzidos e oferecidos à coletividade.
FATORES DE PRODUÇÃO
De forma geral, os fatores de produção compreendem:
O FATOR PRODUTIVO TRABALHO é a parte da população que desenvolve as tarefas produtivas.
(população é um conjunto de seres humanos que vivem em uma área determinada).
1. POPULAÇÃO
1.1. População Ativa – A que intervém no processo produtivo.
1.1.1 Empregados
1.1.1.1 – Empregados no sentido estrito – têm um trabalho remunerado ainda que estejam afastados por doença.
1.1.1.2 – Empregados ativos marginais – fazem trabalhos periódicos.
1.1.2 – Desempregados- Reúnem as condições de idade e capacidade física e mental para trabalhar, mas não trabalham.
1.2. – População inativa – a que somente consome:
• Aposentados;
• Estudantes;
• Donas de casa;
• Incapacitados para trabalhar.
FATOR PRODUTIVO CAPITAL
Todo bem destinado à produção de outro bem se classifica como recurso de capital. Por capital entende-se, por tanto, a infra-estrutura produtiva (edifícios e instalações) as máquinas, as ferramentas etc.
A formação de capital demanda recursos que podem ser de origem interna ou externa, isto é, procedentes de outros países. Os recursos internos compreendem a poupança, que nada mais é do que a parcela da renda que não é destinada ao consumo imediato. Os recursos externos vêm suprir uma carência de recursos internos, sob a forma de empréstimos, de investimentos estrangeiros, ajudas governamentais e outras, (envio de máquinas e equipamentos por empresas estrangeiras às unidades no Brasil, sem cobertura cambial).
RECURSOS NATURAIS
Os recursos naturais – o fator de produção denominado simplesmente terra – compreendem:
• a base do sistema sobre o qual se assentará o capital, nesse sentido, trata-se do terreno onde será construída a planta industrial;
• as riquezas do mundo animal e vegetal disponíveis em um determinado território, também conhecidas como recursos renováveis;
• os recursos minerais e o solo, por sua vez, possuem como característica serem não renováveis, ou seja, não poderão ser repostos na sua forma original.
Força de trabalho
De posse dos recursos naturais e dos bens de capital, é preciso então utilizá-los de forma a obter um produto ou serviço que irá atender às necessidades dos indivíduos.
Na
...