TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Produto Interno Bruto

Ensaios: O Que é Produto Interno Bruto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 12

O QUE É PIB?

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, sendo cidade, estado ou país, durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.).

Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

TRÊS TIPOS DE PIB

• PIB Nominal

• PIB Real

• PIB Per Capita

O PIB Nominal é calculado á preço correntes ,ou seja, considera os valores do ano em que o produto foi produzido e comercializado. Já o PIB Real exclui os efeitos da inflação.

PIB Per Capita é calculado a partir da divisão do PIB pelo numero de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitante produz em determinado período.

FATORES QUE ENTRA NA CONTA DO PIB

• Bens e produtos finais (aqueles vendidos ao consumidor final, do pão ao carro).

• Serviços (prestados e renumerados, do banco á domestica).

• Investimentos (os gastos que as empresas fazem para aumentar a produção no futuro)

• Gastos do Governo (tudo que for gasto para atender a população, do salario dos professores á compra de armas para o Exercito).

O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai.

O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros altos atrapalham o crescimento do país.

Os investimentos das empresas também influenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir.

Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia.

As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.

Obs: O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes.

QUE NÃO ENTRA NA CONTADO PIB?

• Bens intermediários para produzir outros bens

As matérias primas e a produção industrial não são contadas no PIB, porque já estão embutidas no consumo do governo e no consumo da população evitando assim que se conte mais de uma vez o mesmo produto.

Por exemplo, no caso do pão:

O fazendeiro produz o trigo e vende para o moinho, o moinho por sua vez faz a farinha de trigo, que é vendida para a padaria, que faz o pão, logo a farinha de trigo não pode entrar na conta do PIB, pois já está embutido no pão, o que entra na conta do PIB é o produto final no caso o pão.

• Serviços não remunerados

Também não entram na conta do PIB, por exemplo: O Trabalho de dona de casa ou serviços voluntários.

• Bens já existentes

Por exemplo, uma casa que você construiu ela entra na conta do PIB daquele ano, ela não entra no PIB do ano seguinte, pois já foi construída ou até mesmo um carro usado também já entrou na conta do PIB passado não entra novamente para a conta do PIB.

• Atividades informais e ilegais

Como um trabalhador sem carteira assinada e o tráfico de drogas e qualquer coisa que for informal e ilegal obviamente não entram na conta do PIB.

Empresas Brasileiras Instaladas no exterior

Uma empresa Brasileira instalada no exterior, nesse caso parte dos lucros dessa empresa vem para o Brasil, mas o PIB não contabiliza porque ele não foi produzido aqui no Brasil.

DE ONDE VÊM OS DADOS PARA O CALCULO DO PIB?

A medição do PIB começou no Brasil em 1948, ficando sob responsabilidade do FMI, Depois da FGV e partir dos anos 90 o IBGE passou a fazer a medição.

A única que calcula o PIB é o IBGE, isso porque algumas empresas privadas, só manda seus dados ao IBGE sob garantia de sigilo.

Os dados para o calculo são feitos partir de dados já existentes de pesquisas anteriores (na indústria, comércio e agropecuária). O IBGE obtém esses dados através de formulários que são enviados às empresas e ao governo. Os formulários são devolvidos preenchidos e, a partir desses dados e outros recolhidos anteriormente pelo próprio instituto, os técnicos do IBGE analisam, fazem os cálculos e chegam ao resultado final do PIB.

CALCULANDO O PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra na contabilidade. Um carro de 2006 não é computado no PIB de 2007, pois o valor do bem já foi incluído no cálculo daquele outro ano.

O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com