O conceito de elasticidade
Artigo: O conceito de elasticidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pimentinha • 15/9/2013 • Artigo • 231 Palavras (1 Páginas) • 512 Visualizações
inferior: São aqueles cuja quantidade demandada diminui quando a renda aumenta. São bens para os quais existem alternativas de melhor qualidade.
Até agora se viu como os deslocamentos da demanda e oferta, afetam os preços. O conceito de elasticidade - preço nos permite uma maior compreensão do sistema de preços e das reações observadas no mercado.
A elasticidade é a relação entre as diferentes quantidades de oferta e procura de certas mercadorias em função das alterações verificadas em seus respectivos preços. Seguindo-se esse conceito, as mercadorias podem ser classificadas em bens de demanda elástica ou inelástica.
Os bens de demanda inelástica são os de primeira necessidade, indispensáveis à subsistência do consumidor. Os bens de demanda elástica são aqueles que não são indispensáveis à subsistência do consumidor. Assim são, geralmente, os bens de luxo.
Alguns fatores que influenciam a elasticidade da demanda da demanda seriam a existência de substitutos ao bem, a variedade de usos desse vem, o seu preço em relação ao uso global dos consumidores e o preço do bem em relação à renda dos consumidores.
Para um vendedor, faz realmente muita diferença o fato de ser elástica ou não a demanda com a qual ele se defronta. Se a demanda for elástica e ele reduzir o preço, obterá mais receita. Por outro lado se a demanda for inelástica e ele reduzir o preço, obterá menos receita.
Bibliografia: Samuelson e Nordhaus. Economia, Editora Mc Graw Hil
...