O conceito de empreendedorismo, ética e desenvolvimento pessoal
Projeto de pesquisa: O conceito de empreendedorismo, ética e desenvolvimento pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francy807 • 25/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 326 Visualizações
RESUMO
O plano de negócios possibilita ao estudante de administração traçar os sustentáculos da criação de um novo empreendimento ou mesmo da melhoria de um existente. Possibilita a aplicação dos conceitos teóricos obtidos ao longo do curso, em um documento que poderá ajudá-lo na criação ou melhoria de um negócio. Além do documento que poderá ajudá-lo na criação ou melhoria de um negócio. Além da possibilidade de aplicarem os conteúdos obtidos ao longo do curso, e decidir se está preparado, ou não, para a abertura do seu próprio empreendimento. Planejar é o primeiro grande passo no processo negociação. É preciso criar estratégias, traçar caminhos, analisar os meios para conseguir alcançar sua meta. Uma organização pode apresentar todos os recursos necessários ao seu pleno funcionamento, mas se o atendimento a clientes não for suficiente, ela provavelmente não terá progresso. Muitos anos se passaram antes que um número considerável de empresas deixasse de pensar ”de dentro para fora” para fazê-lo de “fora para dentro”.
Deve ser lembrado que um Plano de Negócios não é o mesmo que uma proposta financeira ou uma “solicitação de empréstimo”. Esta pode ser extraída do Plano de Negócios, uma vez que compreende principalmente a parte financeira de um Plano de Negócios. Entretanto, nem todos os Planos de Negócios são destinados a servir de apoio a solicitações de empréstimos e alguns podem ser empregados apenas como planos operacionais.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conceito de Empreendedorismo, Ética e Desenvolvimento Pessoal.
3.1 Empreendedorismo
3.2 Ética
3.3 Desenvolvimento Pessoal
4. Conclusão
Referências Bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas, faltam profissionais. A situação é vivida por vários setores da economia que buscam mão de obra qualificada
As empresas já começaram a se movimentar. Ao invés de esperar por universidades ou contar com a "importação" de profissionais, apostam no treinamento de jovens talentos. Em acordo com instituições de ensino, as companhias estão criando centros de capacitação, celeiros de profissionais que se formam com a cultura dos empregadores em mente Para vencer no mundo do trabalho em constante mudança é muito importante que todos os envolvidos assumam uma nova forma de pensar nos impactos das transformações econômicas e sociais que estão em curso sobre líderes, profissionais de RH e colaboradores.
Preparar um Plano de Negócios é uma das coisas mais úteis que um empresário ou um empreendedor pode fazer. Pode servir tanto como um guia a ser seguido como também um instrumento utilizado para obtenção de financiamento. Eliminar planejamentos instintivos. O planejamento sistemático que faz parte de Plano de Negócios lhe permitirá restringir os erros ao papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Segundo Dornelas (DORNELAS, 2005, p.39), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.
Deve ser lembrado que um Plano de Negócios não é o mesmo que uma proposta financeira ou uma “solicitação de empréstimo”. Esta pode ser extraída do Plano de Negócios, uma vez que compreende principalmente a parte financeira de um Plano de Negócios. Entretanto, nem todos os Planos de Negócios são destinados a servir de apoio a solicitações de empréstimos e alguns podem ser empregados apenas como planos operacionais.
2. DESENVOLVIMENTO
A elaboração do plano de negócios adotando uma análise aplicativa das funções organizacionais e do processo administrativo vistos em outras disciplinas.
Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo. Planejar, portanto é uma atividade inerente ao ser humano. É bem verdade que até o início da Idade Moderna quase todas as atividades produtivas ou sociais eram marcadas pelo misticismo e pela tradição.
É um processo contínuo de tomada de decisão. O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico é construir uma visão de futuro. Representa a maneira como a estratégia empresarial deverá ser colocada em ação, isto é, operacionalizada.
Não se trata simplesmente da previsão das decisões a ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisão que produzirá efeitos e consequências futuras.
Enquanto a estratégia empresarial se preocupa com o que fazer para atingir os objetivos empresariais propostos, o planejamento estratégico volta-se para o como fazer, tendo em vista o diagnóstico sobre o que há no ambiente e o que temos na empresa.
O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através do planejamento que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução de liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os munam de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se as mudanças que ocorrem no mercado em que atuam
3. CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL SEGUNDO AUTORES.
3.1 EMPREENDEDORISMO
O tema Empreendedorismo tem ocupado espaço cada vez maior nos meios literário, acadêmico, empresarial e jornalístico pela sua capital importância no contexto
...