O processo de abate
Projeto de pesquisa: O processo de abate. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLAUDIO.2013 • 28/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 1.159 Visualizações
Introdução
Esta empresa tem o objetivo apresentar estudos e análises para o crescimento e expansão de sua indústria, abatedouro e distribuidora de produtos perecíveis.
O Frigorífico e Abatedouro de Aves 3 IrmãosLtda tem como foco o abate de aves e suínos, aprodução de linguiça e adistribuição destes produtos em todo o mercado do Distrito Federal e Entorno.
A escolha do nome foi feita após diversas sugestões e votação dos sócios. E um dos motivos da escolha foi que o nome é ligado à cozinha francesa e em no nosso país não há nenhuma empresa com o mesmo nome.
Ela já esta estabelecida a 8 anos no mesmo endereço, na DF 190, KM 2 Chácara 3 Irmãos, no Núcleo Rural Boa Esperança, Ceilândia/DF.
Começou de modo simples, com apenas 6 funcionários para o abate de aves e suínos, e as poucos passou a produção de linguiça, hoje já temos 40 funcionários funcionando em um turno e pretendemos passar a funcionar nos três turnos, ou seja, termos pelo menos 120 funcionários.
A organização da empresa constitui na fabricação e no fornecimento de produtos e serviços de altíssima qualidade.
Os sócios:Fernando Augusto Graças Costa e Francisco Haddad, os quais dominam desde o processo de criação até a administração, com conhecimento no ramo do negócio, com muito estudo,através de análise de mercado.
Os administradores têm como base, funções estratégicas e básicas como uma gestão patrimonial que via a aquisição de produtos e equipamentos mais modernos para a expansão e modernização do espaço físico que a empresa ocupa hoje.
Porem para esta atualização devem passar por alguns procedimentos, um deles e a licença de fabricação dos produtos junto ao governo que nem sempre se consegue em pouco tempo, devendo atrasar nossos planos para a implantação, mas nada que não esteja já dentro do projeto inicial.
Na indústria frigorificao volume de efluente gerado são compostos por matéria orgânica e sólidos totais, havendo assim a necessidade de implantação de um sistema de tratamento próprio.
Contextualização da Pesquisa
Foram levantadas diversas questões quanto à correção de atuação de algumas áreas na empresa para adaptação ao projeto sugerido pelo engenheiro ambiental e nos foi passado o procedimento que deverá e será implantado e seguido por seus colaboradores para uma empresa ambientalmente correta, assim esclarecendo dúvidas levantadas por nosso grupo como: “Como funcionará o processo de abate e a produção de embutidos para que o IBRAM conceda a licença?”.
Processo de Abate
Durante as etapas que compõem o processo de abate e tratamento de aves ocorre um grande consumo de água, sendo este elemento um insumo essencial à atividade, desta forma, há a necessidade de implantação de um sistema de tratamento de efluentes eficaz, a fim de reduzir a concentração dos poluentes e principalmente a demanda bioquímica de oxigênio, além da taxa de nitrogênio.
Todas as etapas do processo de abate, tratamento, embalagem e congelamento, bem como a prensagem e fabricação dos embutidos, contribuem para o aumento da carga de poluentes, principalmente resquícios de sangue, vísceras, penas, carne, gorduras, detergentes, dentre outros.
Para reduzir a carga de poluentes e garantir a qualidade ambiental, reduzindo significativamente a quantidade de elementos orgânicos e contaminantes, podem ser combinadas diversas técnicas, como: gerenciamento eficiente das águas, medidas de controle na geração de resíduos, controle dos processos e principalmente os vários níveis e métodos de tratamento biológico, buscando atender os parâmetros dispostos na Resolução CONAMA nº 430, de 13 de maio de 2011, que dispõe sobre as condições e padrões de efluentes.
O processo começa com a sensibilização do animal que passa por uma descarga elétrica pequena; em seguida a coloca-se a ave com o bico voltado para baixo, em funis, para que seja realizada a sangria;
Após a sangria, a ave é encaminhada para a escaldagem, que é realizada em uma caldeira com água aquecida. E no final dessa etapa, o animal segue para a depenadeira, onde têm todas as penas devidamente retiradas;
Depois de depenadas, as aves abatidas seguem para a evisceração, feitas manualmente em mesas apropriadas e em seguida as carcaças são introduzidas em tanques com água natural para uma rápida lavagem. Posteriormente são introduzidas em tanques com água fria, buscando assim o pré-resfriamento, visando assim perca de calor e uma proteção prévia contra alterações diversas.
As carcaças, após o pré-resfriamento, são levados para o balcão de embalagem; as peças embaladas são destinadas ao congelamento para em seguidas serem destinadas ao comércio.
Processo de Fabricação de Embutidos
Começa na escolha da matéria prima, ou seja, da carne, conforme o produto final a ser produzido.
Logo após começa a moagem que consiste no corte, picagem e trituração dos pedaços de carnes selecionadas, cujos formatos e tamanhos, as temperaturas e tempos de trabalho dependerão do produto final desejado.
Em seguida a mistura dos ingredientes que se segue na pesagem e adição dos ingredientes (condimentos e aditivos), parcialmente ou totalmente, em uma ou mais etapas juntamente com as carnes moídas, formando a massa.
O embutimento é o processo de introdução da massa no interior das tripas naturais ou artificiais, através de um embutidor manual ou mecanizado, devendo-se ter cuidado para não deixar ar residual após o embutimento de cada peça.
No final, conforme o formato e o tamanho do produto final, geralmente são utilizados embalagens plásticas fechadas manualmente ou a vácuo, através de maquinário apropriado, cuja identificação tanto pode vir no filme plástico e similar, ou posteriormente pela aplicação de rótulos.
Somente assim a empresa poderá ter a licença ambiental e trabalhar corretamente.
Analise e Interpretação dos Dados (Diagnóstico Estratégico)
A água residuária a ser tratada foi caracterizada com base na literatura. Para planejamento e dimensionamento do sistema de tratamento, foram utilizados dados de águas residuárias levantados pela CETESB (2013). Foi considerada a temperatura média da água residuária de 21° C.
Parâmetros Unidade Variação Média
DBO Kg/1000 aves 9,6 – 16,1 12,2
...