TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a gestão financeira e orçamentária; tipos de empresas

Seminário: O que é a gestão financeira e orçamentária; tipos de empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 01

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária; Tipos de negócios.

É a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

O principal papel do Administrador Financeiro é o de cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.

A administração financeira usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente líquido (fluxo de caixa futuro, descontando o valor presente menos os custos originais) para medir a rentabilidade. Ao tentar atingir este objetivo o administrador precisa aplicar o balanceamento entre o risco e o retorno.

Por intermédio do preço da ação ordinária podemos verificar a riqueza de uma organização. Quando o preço de uma ação aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas também aumenta. A partir de análises financeiras o administrador tem condições de tomar decisões corretas no momento correto, para que dessa forma consiga atingir sua meta principal que é a de alavancar a organização. Para que isso seja possível é necessário que o administrador se envolva com as mudanças que ocorrem freqüentemente no campo das finanças, que se mantenha sempre atualizado com o cenário interno e externo da empresa e dessa forma consiga atingir os objetivos desta.

Outro ponto que o administrador não pode esquecer é em relação à construção da imagem da empresa. A idéia é dirigir a atenção dos investidores para as áreas mais atraentes do empreendimento para que a partir daí consiga uma melhor valorização deste. É importante salientar que a maximização do lucro é um objetivo de curto prazo, que, aliás, é menos importante que a maximização da riqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com