Objetivo Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Objetivo Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jocely • 1/3/2014 • 2.466 Palavras (10 Páginas) • 492 Visualizações
Unidade: Instituto Ícaro.
Curso: Ciências Contábeis.
Disciplina: Teoria da Contabilidade.
APLICABILIDADE DA TEORIA CONTÁBIL
Professora (EAD): eu não sei.
Crizamara Silva Carneiro – RA 435917
Gladiston de Jesus Marques Silva – RA 414820
Jocely Corrêa Martins Silva – RA 406024
São Luis-Ma
23/11/2013
O Objetivo da Contabilidade
Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Informação de natureza econômica deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio). Natureza financeira, fluxos de caixa, capital de giro, etc. Natureza física, complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc). Natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Quanto às informações de natureza financeira e econômica ambas constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Assim devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Para isso, devemos observar dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
Semelhanças entre a nossa vida financeira e a de uma empresa
Existem diversas semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a vida financeira de uma empresa. Basicamente ambas visam lucro ou no mínimo a estabilidade financeira.
Para que haja um equilíbrio em ambas é necessário se fazer um controle de despesas para não se gastar mais do que se recebe. O planejamento é algo que também pode ajudar no controle desses gastos, almejando o resultado positivo e a realização de objetivos. Deve se fazer um planejamento prévio de cada decisão a ser tomada, visando riscos possíveis para sanar problemas futuros.
Por exemplo, em uma vida familiar é necessário se fazer o planejamento de gastos, ter uma equipe entrosada (no âmbito familiar), um dos cônjuges deve ter uma mente criativa para desenvolver situações em que envolva toda a família para que não caia em uma rotina. Se a família se funda sem estrutura um dos “setores da família” com certeza não caminhará bem, entrando em conflito e provocando uma possível desunião.
Como em uma organização, se um dos setores da empresa não estiver em harmonia com o todo provavelmente irá prejudicar ou causar algum dano nos outros setores da empresa.
Uma organização com um bom planejamento, uma equipe entrosada e organizada, com controles de gastos e ganhos, tem maiores chances de sobreviver neste mercado competitivo e globalizado que enfrentamos hoje, só existem os preparados ou melhores.
Conceitos relevantes da contabilidade
Segundo o artigo proposto para análise é de significativa importância o conhecimento da teoria contábil, tanto para estudantes e pesquisadores quanto para profissionais da área. Pois sem base não existiria a prática. Os serviços contábeis são indispensáveis na rotina empresarial. O que reforça o estudo dos conceitos fundamentais da contabilidade, como: Ativo, Passivo, Receita, Despesas, Ganhos e Perdas.
O Ativo corresponde aos bem e direitos de uma empresa, tudo aquilo traz benefício, que proporciona ganhos.
Peres e Fama (2006) definem o ativo como, bens e direitos expressos em moeda e que estejam à disposição da administração. Já Hendriksen e Van Breda (2007) dizem que o ativo são reservas de benefício futuro.
Os bens também são chamados de tangíveis e intangíveis. Os tangíveis possuem forma física, são palpáveis. Exemplo: prédios, móveis de escritório, veículos, estoque de mercadorias e etc. Os bens intangíveis relacionam-se com as marcas (Coca-Cola, Anhanguera), patentes de invenção, imagem ou posição comercial das empresas.
Os direitos correspondem aos valores a receber, que geralmente decorrem de veda de mercadorias a prazo de uma empresa para outra, é o que chamamos de duplicatas a receber. Outros exemplos de direitos são:
...