Os 4 Ps E Miopía Em Marketing
Ensaios: Os 4 Ps E Miopía Em Marketing. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: santostb • 2/7/2014 • 383 Palavras (2 Páginas) • 5.684 Visualizações
Realizando a análise dos 4 P’s do marketing, chegamos às seguintes observações:
Produto: O Ferrero Rocher é conhecido pela sua qualidade, as embalagens são chamativas, apresentando um status de glamour ao seu consumo, trazendo valor à marca e produto, porém pode distanciar consumidores, por remeter a muita sofisticação e consequentemente passar a impressão de alto custo.
Promoção: As comunicações de marketing tendem a aumentar a percepção de sofisticação e tradição, o público é impactado pelos diferenciais da marca, que começam pelas embalagens que podem ser temáticas, conforme datas festivas.
Preço: Os consumidores têm a imagem do preço do bombom ser elevado, acima da concorrência. Costumam comprar o produto por impulso , no caso da embalagem de 3 unidades, ou para dar de presente, no caso das embalagens de 15 e 24 unidades.
O preço é adequado às qualidades e diferenciais do produto, porém , não é acessível a todas classes sociais, principalmente as versões para presente.
Praça: O bombom é distribuído em vários pontos, cerca de 165.000 no Brasil, sendo fácil de ser encontrado em supermercados, lojas de conveniência, bancas de revista, etc...
Porém ainda existem barreiras e praças a serem exploradas, por exemplo a região norte nordeste do Brasil.
Miopia em marketing trata muitas vezes da visão curta de algumas empresas. A razão de algumas falhas ocorre na definição equivocada de seu ramo de atividade e na tamanha preocupação com o cliente em relação ao produto/serviços.
A busca pela satisfação das necessidades e dos desejos dos clientes geralmente levam a fidelização do mesmo.
Podemos perceber, quanto ao case Ferrero Rocher, situações que levam a empresa a uma visão míope quanto às definições das necessidades dos clientes brasileiros quanto aos inúmeros fatores que influenciam a decisão de compra dos seus produtos.
Verifica-se o preço do bombom Ferrero Rocher como atributo para o não consumo em quantidades proporcionais a de outros produtos, e em muitas vezes o mesmo só sendo adquirido para presente, em razão das refinadas embalagens. Contudo, percebemos uma ameaça, assim como uma oportunidade de melhoria para a empresa, a criação de um produto mais acessível para o consumo cotidiano e com leves toques de sofisticação para que haja a diferenciação do mesmo para com os concorrentes, sem deixar de lado o sabor que foi considerado atributo mais importante na concepção dos consumidores para com o chocolate em questão.
...