PIM II - ECONOMIA DE MERCADO MATEMÁTICA APLICADA RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Por: mmaykot • 25/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 5.177 Palavras (21 Páginas) • 2.821 Visualizações
MARCOS MAYKOT RA 1440777 PROTOCOLO ENTREGA - 71734ce2-d80b-4d82-97a8-5425ec2fc8fbEXEMPLAR DISTRIBUIDORA [pic 1] INDAIATUBA 2016 MARCOS MAYKOT |
EXEMPLAR DISTRIBUIDORA DE LIVROS |
ECONOMIA DE MERCADO MATEMÁTICA APLICADA |
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS |
Projeto Integrado Multidisciplinar II Curso Superior de Tecnologia em Marketing Universidade de São Paulo DANIELA MENEZES Indaiatuba 2016 |
RESUMOO trabalho será direcionado para a Distribuidora de Livros Exemplar, focando suas atividades em economia de mercado, matemática aplicada e recursos materiais e patrimoniais. A economia dará uma visão macroeconômica para a empresa definir seu rumo no segmento de mercado editorial. Através desta análise, deverá avaliar o impacto econômico da situação brasileira no crescimento da empresa e tomar decisões de curto e médio prazo para as políticas comerciais com seus clientes e fornecedores. Outro ponto importante que deverá ser observado é o planejamento e controle de estoques, compras, produção atendimento ao cliente e logística. Esta análise é mais uma grande etapa que a empresa deverá avaliar sua realidade no mercado editorial e entender os rumos da economia e impactos que poderão ocorrer neste mercado em que atua. Deve avaliar as possibilidades e oportunidades que poderão surgir a partir desta análise. Muitas vezes, esta oportunidade está ao alcance das empresas, mas por falta de tempo aos gestores para se dedicarem numa análise mais estratégica e menos operacional do negócio, perdem a ocasião. Palavras-chave: economia, mercado, matemática aplicada, recursos materiais, recursos patrimoniais, macroeconomia, salário, juros, câmbio, oferta, moeda, preço, produção, impostos, juros, lucro, logística, inventário, administração de materiais, custos de estoque, atendimento ao cliente, distribuição, controle, logística reversa. |
SUMÁRIO
RESUMO 3
SUMÁRIO 4
INTRODUÇÃO 5
ECONOMIA DE MERCADO 6
Definição 6
IBRE – Instituto Brasileiro de Economia 7
Boletim Macro IBRE ∕ FGV 7
Boletim Macro IBRE – Setembro de 2016 7
Análise da Distribuidora 11
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMONIAL 13
Recursos Patrimoniais 15
Formato de pedidos 16
Contrato de fidelidade com clientes 16
Condições comerciais 18
MATEMÁTICA APLICADA 19
CONCLUSÃO 20
BIBLIOGRAFIA 21
INTRODUÇÃO
A empresa em estudo, Exemplar Distribuidora de Livros, formada por profissionais do varejo, está no mercado de distribuição de livros há mais de um ano, atendendo o segmento de lojas de Hipermercados e Supermercados. Avalia a atual situação econômica do país e o planejamento estratégico para a obtenção de melhores resultados junto aos seus clientes e no desenvolvimento de parcerias com seus fornecedores, a fim de gerar crescimento sustentável, manutenção dos empregos e melhoria na rentabilidade da empresa.
O estudo será baseado em 3 pilares:
- Avaliação econômica do mercado:
- Panorama econômico e financeiro do Brasil e a influência no mercado editorial. Quais são as variáveis macroeconômicas e consequências para a empresa;
- Administração do negócio e tomadas de decisão;
- Processos de compra, produção, transporte, administração de materiais, distribuição e atendimento ao cliente; custos de estoque, inventário físico, logística reversa, etc.
- Matemática aplicada
- Condições comerciais dos clientes
- Venda bruto, despesas, total de custos e lucro da empresa
- Recursos materiais e patrimoniais
- Tipos de recursos utilizados pela empresa, como carro, site, etc.
ECONOMIA DE MERCADO
Definição
Economia de mercado é um sistema econômico em que os agentes econômicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) podem atuar com pouca interferência governamental. É um sistema típico da economia capitalista.
A economia de mercado é um dos pilares apoiados por economistas que defendem o liberalismo econômico e o neoliberalismo (GUESNERIE, 2001).
Segundo VASCONCELLOS (2014), as principais características da economia de mercado são:
- Liberdade para definição de preços de serviços e mercadorias. A livre concorrência é que regula o mercado com relação aos preços.
- Produção e consumo de bens e serviços estabelecidos pela interação entre oferta e demanda.
- Quase a totalidade dos produtos e serviços de uma economia de mercado é produzida pela iniciativa privada (indústrias, comércios, bancos e empresas prestadoras de serviços). Num país que segue este sistema econômico, há poucas empresas estatais, sendo elas, geralmente, de setores estratégicos (geração de energia, por exemplo).
- Liberdade para abertura e funcionando de empresas, com pouca ou nenhuma interferência do governo.
- Comércio exterior com poucos obstáculos e entraves (burocracia, impostos, taxas alfandegárias).
- Inserção das empresas no mundo globalizado.
- Pouca ou nenhuma atuação do Banco Central no controle de taxas de câmbio. Em grande parte dos países que seguem a economia de mercado, o câmbio é flutuante.
- Mercado mediado pela interação entre produtores e consumidores.
- Proteção, através de leis, da propriedade privada.
- Cabe ao Estado a fiscalização e regulação da economia, visando coibir práticas irregulares ou ações que possam provocar problemas ao funcionamento do mercado. O Estado também atua em áreas essenciais (serviços públicos) como, por exemplo, educação, saúde e segurança pública.
Ainda sobre economia de mercado, algumas curiosidades:
...