PIM II UNIP RH - MATEMATICA APLICADA, RECURSOS MATERIAIS E ECONOMIA E MERCADO
Por: julianabmelo008 • 11/9/2020 • Trabalho acadêmico • 2.334 Palavras (10 Páginas) • 640 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ADRIANA TAVARES DA CUNHA – RA 2067758
CAMILA AMORIM LIMA – RA 2071523
CAROLINE FREITAS – RA 2073385
JULIANA BEZERRA DE MELO – RA 2069738
KAREN CRISTINA COSTA DOS SANTOS – RA 2056738
VALÉRIA CRISTINA GRILLETTE – RA 2073678
ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA E MERCADO, MATEMÁTICA APLICADA E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
ESTUDO DE CASO: NATURA S/A
SÃO PAULO
2020
ADRIANA TAVARES DA CUNHA –RA 2067758
CAMILA AMORIM LIMA – RA 2071523
CAROLINE FREITAS – RA 2073385
JULIANA BEZERRA DE MELO – RA 2069738
KAREN CRISTINA COSTA DOS SANTOS – RA 2056738
VALÉRIA CRISTINA GRILLETTE – RA 2073678
ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA E MERCADO, MATEMÁTICA APLICADA E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
ESTUDO DE CASO: NATURA S/A
Projeto Integrado Multidisciplinar II para avaliação do item ‘Trabalho’ do curso superior de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Paulista – UNIP Orientador: Mauro Trumbianelli.
SÃO PAULO
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................3
2. DESENVOLVIMENTO................................................3
2.1 ECONOMIA E MERCADO ......................................3
2.2 OFERTA, DEMANDA, MICROECONOMIA E MACROECONOMIA......................................................4
2.3 QUANTIDADE DE CONCORRENTES....................4
3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.............................................................5
3.1 RECURSOS UTILIZADOS......................................5
3.2 GESTÃO DE ESTOQUE.........................................6
4. MATEMÁTICA APLICADA.........................................6
4.1 FUNÇÃO DE CUSTO ..............................................7
4.2 FUNÇÃO DE RECEITA............................................8
4.3 FUNÇÃO DE LUCRO..............................................8
CONCLUSÃO..........................................................8
REFERÊNCIAS .................
- INTRODUÇÃO
Fundada em 1969 na cidade de São Paulo, a Natura iniciou sua história no mercado brasileiro, no setor de perfumaria e cosméticos. Posteriormente, em 1974 a empresa deixou de ofertar seus produtos em lojas e adquiriu á venda direta. Sua expansão prosseguiu de maneira acelerada e em 1994, alcançou o exterior começando na Argentina e Peru, países nos quais estabeleceu centros de distribuição e trabalhou na formação de consultoras. Novos negócios seriam acrescentados com a aquisição, em 1999, da Flora Medicinal, tradicional fabricante nacional de fitoterápicos. A empresa iniciou uma fase de infra-estrutura e capacitação no ano de 2000, com a construção do Espaço Natura um centro próprio de produção, logística, pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, deixando de terceirizar algumas funções.
O objetivo era consolidar a qualidade de seus processos e produtos na indústria cosmética e alcançar a classe mundial, de modo a construir uma marca de excelência reconhecida por todos os públicos. A política de qualidade da Natura, define diretrizes para monitorar e promover a melhoria contínua e necessária ao desenvolvimento dos negócios. A empresa está presente em 7 países da América Latina e na França, e conta com uma rede com mais de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.
O projeto tem como objetivo identificar e analisar os métodos que a organização emprega para gerenciar seus variados processos que compõe sua cadeia de negócios, utilizando-se da metodologia de estudo de caso, desta forma, os conteúdos teóricos aprendidos durante o bimestre poderão relacionar-se de forma prática através da análise de dados coletados disponíveis sobre a empresa, em sua maioria públicos. A escolha da empresa teve como base a sua grande relevância no cenário nacional, sendo uma das mais bem sucedidas do seu ramo.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 ECONOMIA E MERCADO
Economia e Mercado é uma disciplina que visa estudar o âmbito da economia. Os objetos de estudo podem ser agentes econômicos de iniciativa privada ou pública, ademais a maior parte das empresas são de iniciativas privada. As estratégias financeiras e de funcionamento da empresa são um dos itens a serem avaliados.
Outros campos da disciplina são a análise das estratégias de uma empresa para a tomada de decisões diante dos recursos escassos visando a produção, distribuição e comercialização de seus produtos e serviços.
2.2 OFERTA, DEMANDA, MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
As consultoras da Natura S/A têm a possibilidade de realizar diversas vendas no transcorrer dos ciclos, desde que, elas alcancem no mínimo 80 pontos, o que tem sido sempre muito simples de conseguir, devido a demanda de produtos.
Ainda, cumpre esclarecer que tem aumentado cada vez mais a procura pela marca, pela excelente qualidade de seus produtos, e custo benefício tanto para os seus fornecedores quanto para o cliente final.
Por oportuno, o que se vê é que por meio da abordagem microeconômica, ou seja, há análises e diversos estudos do comportamento individual e particular e por fim da economia, onde são originados os preços finais das mercadorias visando atingir o que os clientes estão preparados a pagar.
Portanto, em análise minuciosa à empresa, vê-se que também se virtual levar-se em consideração a macroeconomia, que visa o estudo da economia em total por meio de exames de renda e produtos, bem como, com níveis de preços, emprego/desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Ante isso, a macroeconomia dispõe de determinadas metas e dentro delas estão majorar a condição de empregos, disseminar renda e desenvolver a economia e dentre um desses fatores a NATURA vem alcançando ampla participação.
...