PLANO DE NEGOCIOS
Artigos Científicos: PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tarazzo • 15/2/2014 • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 544 Visualizações
PLANO DE NEGÓCIOS
1. INTRODUÇÃO
O Plano de Negócios é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova idéia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável.
O plano de negócios é uma importante ferramenta para nortear as ações da empresa, pois torna possível identificar e prever riscos, possibilitando o planejamento de estratégias para diminuí-los e até mesmo evitá-los. O plano de negócios também torna possível identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência, conhecer seu mercado e as oportunidades existentes, analisar o desempenho do seu negócio, avaliar o retorno do capital investido na empresa e avaliar investimentos necessários para a implantação ou desenvolvimento da empresa.
Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como, para expansão de sua empresa.
1.1 Sumario Executivo ( Dados Preliminares )
Pessoa Física:
C.P.F:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
A questão visa conhecer a finalidade do plano de negócios: criando um negócio (implantação), expandindo um negócio já existente ou modificando a localização de sua empresa (re-localização).
( ) Implantação
(x) Expansão/Modernização
( ) Re-localização
Faça uma síntese do tipo de empreendimento que você pretende implementar.
A pergunta pretende identificar de forma clara e objetiva, o ramo em que pretende atuar e os motivos que o levaram a tomar esta decisão. É interessante oferecer detalhes sobre o empreendimento. Por exemplo: se deseja montar um restaurante, qual é a proposta? Self-service (a kg ou preço único) ou a La carte?; Se é um comércio, atacadista ou varejista?
• Estas informações são necessárias para que o leitor do plano de negócios tenha uma idéia do tipo de negócio que você pretende abrir. É o momento de prender a atenção do leitor e despertar sua curiosidade.
3. INOVAÇÃO
Qual o grau de inovação do seu produto?
A inovação é caracterizada pela introdução de novos produtos, serviços, processos e/ou métodos que não existiam anteriormente ou contendo alguma melhoria que impacte nos resultados da empresa através da geração de uma vantagem competitiva que aumente sua lucratividade ou rentabilidade, como por exemplo:
• Redução de prazo de fabricação de produtos ou execução de serviços;
• Redução de custos de produção ou do serviço prestado.
• Introdução no mercado de produtos ou serviços inexistente no mercado;
• Melhoria de produtos ou serviços existentes. ( Esta melhoria pode ser introduzida através da substituição de matérias-primas utilizadas por outras com menor custo, uso de tecnologias, produtos ou serviços existentes para outras aplicações, combinação de tecnologias já utilizadas para a criação de um novo produto ou serviço, etc...).
4. ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE
4.1 Descreva quais são as oportunidades que você percebe em seu empreendimento.
Muitas oportunidades são encontradas pela identificação de tendências. Estas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresas para se detectar uma nova oportunidade.
Foque na área em que pretende atuar: por que as pessoas e/ou empresas precisarão dos seus produtos? Tome como exemplo a área de tecnologia: qual a tendência de crescimento da demanda por parte de técnicos especializados em computadores domésticos? As pessoas têm adquirido mais computadores para uso doméstico? Qual foi o crescimento no setor? A tendência é de crescimento? Existem profissionais qualificados suficientes no mercado para suprir a demanda?
4.2 Quais são as principais ameaças ao seu negócio?
As ameaças também são uma constante e surgem de todas as esferas: do desinteresse do mercado consumidor por seu produto à entrada de novos concorrentes com importantes diferenciais competitivos, passando pela carência de insumos e matérias-primas. Por isso, sua atenção às mudanças, chamadas sinais de mercado, deve ser total e contínua, de modo a lhe permitir interagir com previsibilidade e consistência.
Também são uma constante quando caracterizadas por exemplo pelo desinteresse do consumidor provocado pelo fator preço do produto, por não conhecer o produto e suas vantagens, pela falta de hábito em utilizar determinados tipos de produtos, etc.., à possível entrada de novos concorrentes com importantes diferenciais competitivos, passando pela concorrência com profissionais não qualificados e despreparados. Crises financeiras também são ameaças ao seu negócio, por isso, sua atenção às mudanças, chamadas sinais de mercado, deve ser total e contínua, de modo a lhe permitir interagir com previsibilidade e consistência.
5. LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO
5.1 Faça uma análise da sua opção por instalar-se na Incubadora de Empresas.
Abaixo é apresentado um modelo com vários fatores para que se possa fazer uma classificação pelo grau de importância. A escala é de um a cinco em ordem crescente, com 5 sendo o valor mais favorável para sua Empresa.
Através do preenchimento do quadro, você poderá ter um melhor
...