PRIMEIROS PASSOS – MANUAL DE UTILIZAÇÃO LINUX
Por: moa7782 • 13/9/2016 • Projeto de pesquisa • 598 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
PRIMEIROS PASSOS – MANUAL DE UTILIZAÇÃO LINUX
IMPORTANTE - Configuração SGE Online
R – Para configurar o SGE Online (o SGE Base local não funcionará no Linux) você deverá acessar o ícone 1º Passo – Configurar Usuário SGE na sua Área de Trabalho, e depois clicar com o botão direito do mouse em SGE Online e depois selecionar a opção EDITAR. Na janela de configuração aberta insira o usuário e senha de sua escola, por exemplo: TACEF18-01 (alterando sempre a numeração final se houver mais computadores) e depois clicar em SALVAR. Este procedimento é apenas para configurar o usuário, após isto feche a janela.
Após a configuração do usuário e senha, utilize o ícone SGE Online disponível na sua área de trabalho para acessar a aplicação. No primeiro acesso confirme a instalação do certificado.
1 – Utiliza os programas SICOP, PROTOCOLO ou SISGEPAT?
R – Se sim, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse no ícone do aplicativo desejado. Na próxima janela, na qual solicita a senha (password), clique em CANCELAR. Abrirá uma nova janela (WinConn), onde serão feitas as configurações dos aplicativos que você utiliza. Selecione o aplicativo que deseja configurar primeiro e no campo USERNAME digite seu login de rede e em PASSWORD sua senha de rede (Normalmente matrícula e senha utilizada nas máquinas Windows). Depois clique em SAVE. OBS: Nesta mesma janela, repita o processo para os demais aplicativos que utiliza sempre salvando as configurações. Caso não lembre ou não tenha login e senha de rede, favor abrir uma solicitação no site www.atendimento.se.df.gov.br.
2 – Ao abrir um chamado, sempre forneça o seu IP para que o técnico responsável realize o atendimento de forma mais ágil e rápida. Para isso clique no ícone MEU IP – SUPORTE, localizado na sua Área de Trabalho e verifique as informações no ENDEREÇO IP. Nunca apague este arquivo.
3 – Formatações Office/LibreOffice
R – Alguns arquivos que foram salvos no Office poderão perder algumas formatações ao serem abertos no Editor de Texto do LibreOffice.
4 – Formatos de Arquivos LibreOffice/Office
R – O padrão do formato de arquivos salvos no Editor de Texto e Planilha Eletrônica do LibreOffice é .ODT e .ODS respectivamente, portanto caso deseje enviar algum arquivo criado no Linux para outros Órgãos/Empresas que utilizem o Office como padrão você deverá:
- no Editor de Texto: elaborar o arquivo e clicar em ARQUIVO => SALVAR COMO Selecionar o formato .DOCX (Texto Office Open XML) na opção TODOS OS FORMATOS, digitar o nome do arquivo e selecionar o local e clicar em SALVAR.
- na Planilha Eletrônica: elaborar o arquivo e clicar em ARQUIVO => SALVAR COMO Selecionar o formato .XLSX (Planilha Office Open XML) na opção TODOS OS FORMATOS, digitar o nome do arquivo e selecionar o local e clicar em SALVAR.
5 – SCANNER
R – Para fazer uma digitalização, você pode escolher entre os modos Texto, Foto, Página Única ou Todas as Páginas do Alimentador disponível no menu DOCUMENTO => DIGITALIZAR. Para salvar o arquivo digitalizado basta clicar em SALVAR, escolher o tipo de arquivo PDF, JPEG ou PNG (Disponível no canto inferior esquerdo da janela) e selecionar o local e clicar no botão SALVAR. OBS: Após clicar em SALVAR não feche a janela do SCANNER, pois o processo é um pouco demorado e não aparece nenhuma janela do andamento do processo.
...