Atividades Linux - Primeiros Passos 20022015
Por: Wesley Franca • 7/4/2015 • Resenha • 990 Palavras (4 Páginas) • 436 Visualizações
Página 1 de 4
ATIVIDADE DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES
AULA DE SEXTA-FEIRA, 20/02/2014
TURMAS RC2P30, RC3Q30 E RC3P30
- Roteiro de uso do sistema Operacional GNU/Linux – Primeiros Passos.
- Elaborar as atividades e realizar “print” das telas principais, resultado das atividades.
- A Atividade deve ser feita individualmente.
- Não há a necessidade de entregar o trabalho.
- Cada um deve ter o seu, seja impresso ou digital para consulta.
- *É para fazer instalação de um sistema GNU/Linux. O Windows Server não precisa ser instalado neste trabalho.
- Está atividade será tratada em grupos na aula de segunda, dia 23/02/2015.
- Relate qualquer tipo de ocorrência que você considere incomum, que aconteça durante as atividades.
Roteiro:
- Pesquise sobre os principais Sistemas Operacionais de Redes e faça um breve resumo sobre os que você considera mais importantes.
- Instalar uma máquina virtual ou utilizar uma máquina física.
- Escolha uma distribuição GNU/Linux que mais tenha afinidade.
- Quando for instalar o Linux, estruture as partições do disco para que acomode o sistema da seguinte forma:
- Crie uma partição lógica para o “ / “;
- Crie uma partição lógica para o “ /boot “;
- Crie uma partição lógica para o “ /usr “ ;
- Crie uma partição lógica para o “ /home “;
- Crie uma partição lógica para o “ /var “;
- Crie uma partição lógica para o “ /tmp “;
- Crie uma partição lógica para o swap;
- Qual sua percepção entre a instalação de um sistema GNU/Linux em comparação a disponibilização de um sistema Windows Server instalado na mesma plataforma?
- Instale o sistema operacional sem interface gráfica. Deve ficar disponível apenas a Interface de Linha de Comando – CLI. Para interagir com o sistema Linux. É possível fazer este tipo de instalação com o Windows Server? Comente sobre o assunto.
- Crie um usuário e senha para seu uso. Crie também uma senha para usuário administrador do sistema, o usuário ROOT. Esta ação será diferente, conforme o Linux que você está usando! Lembre-se que para efeito deste trabalho o usuário padrão é o seu usuário comum, sem privilégios e usuário administrador (Root) é quem possui prerrogativa de super usuário. O windows Server permite criar um usuário sem senha?
- Quando abrir o terminal solicitando Login entre com seu usuário e senha de usuário (usuário padrão).
- Depois do sistema instalado faça uma atualização dos pacotes, para que o sistema fique com todos os pacotes atualizados e alguma possível correção de segurança seja realizada. Para esta atividade você deve mudar do usuário comum para o administrador. Utilize o comando adequado. Esta ação será diferente, conforme o Linux que você está usando!
- Após ter realizado a operação descrita no item 7 volte ao usuário padrão. Use um comando que confirme qual o usuário você está usando agora. Verifique em qual diretório você se encontra no momento. Faça um lista completa da pasta em que você está no momento.
- Verifique se os sistemas de arquivos foram montados conforme a instalação. Podem ser usados dois comandos diferentes para obter este resultado.
- Verifique o que o comando “ mount “ e o arquivo “ fstab “ fazem e verifique seus principais parâmetros. Pesquise a string “lspci” nas páginas de manual.
- Vá para o seu diretório Home (diretório padrão do usuário). Crie um arquivo vazio chamado “ Tarefa “. Liste apenas o arquivo e verifique quais os atributos do arquivo são criados por padrão.
- Crie os diretório “ Hotel “, “ Casa “, “ Universidade “dentro de sua pasta Home, os diretórios devem ficar no mesmo nível.
- Dê um comando para listar o diretório Home (diretório padrão do usuário) e verifique se os diretórios foram criados.
- Agora crie uma árvore de diretórios utilizando apenas um comando e seu parâmetro especifico. “ Hotel/Entrada/Hall/Recepcao/Apartamento.
- Entre no diretório “ Universidade “ e crie o diretório “ Secretaria “. Agora entre no diretório “ Secretaria “ e crie o diretório “ Sala “. Volte para o diretório Home (diretório padrão do usuário).
- Agora entre no diretório “ Apartamento “, dentro deste diretório crie um arquivo chamado “ Cama.txt ” e “ Sofa.txt ”. Volte para o diretório Home (diretório padrão do usuário).
- Agora entre no diretório “ Universidade “, dentro deste diretório, utilizando o caminho absoluto, crie um arquivo chamado “ Professor.txt ”.
- Copie o diretório “ Sala “ para o diretório “ Casa “. Na sequência copie o arquivo “ Sofa.txt ” para o diretório “ Casa/Sala “.
- Verifique se a criação dos arquivos e as cópias foram realizadas conforme solicitado.
- Mova o diretório “Recepcao “ com o seu conteúdo para o diretório “ Secretaria “. Usando o caminho absoluto, apague o diretório “ Apartamento “. Verifique se o diretório foi removido.
- Mova o diretório “ Hall “ para o diretório “ Universidade “. Mude o nome do diretório “ Hall “ para “ Patio “. Na sequência mude o nome do arquivo “ Cama.txt ” para “ Beliche. Txt “. Confirme se a estrutura dos diretórios e dos arquivos estão conforme solicitado.
- Identifique se existem outros usuários utilizando o sistema.
- Reinicie o sistema operacional utilizando o comando “ shutdown “
- Quando o sistema retornar, entre no terminal usando Login e senha do usuário padrão.
- Apague todos os diretórios e arquivos criados. Verifique se os arquivos forma realmente apagados.
- Agora utilize o comando “ init 1 “ e veja o que acontece. Comente o que aconteceu.
- Agora utilize o comando “ init 6 “ e veja o que acontece. Comente o que aconteceu.
- Quando o sistema retornar, entre no terminal usando Login e senha do usuário padrão. Agora mude para o usuário administrador. Apague o diretório do usuário padrão. Retorne ao usuário comum. O que acontece? Veja o conteúdo do arquivo de log que fica no caminho “ /var/log/syslog “.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com