PROCESSOS GERENCIAIS
Monografias: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: R1O2S3A4N5 • 1/4/2014 • 6.582 Palavras (27 Páginas) • 320 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Processos Gerenciais
Professor: Ademir Cavalheiro Leite
Tutora à Distância: Bruna Cristiane de Sá
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Bianca Baptista de Souza RA - 1299517842
Bruna da Silva Azeredo RA - 69420125851
Larissa de Macedo Vieira RA - 1299517826
Leonardo Machado de Oliveira RA - 6942018622
Rosane dos Santos Ferreira RA - 6942011418
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novos, sobre o tema Processos Gerenciais onde teremos o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária. Falaremos sobre planejamento e veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada integrante do grupo colaborou para obtenção destes dados.
Atualmente, vemos conceitos a partir da teoria de planejamento da ação empresarial que por sua vez une todos esses tópicos como partes integrantes e necessárias a uma organização. E todos esses elementos funcionam dinamicamente de forma integrada e inter-relacionada para executar atividades em função de determinados objetivos maiores da empresa. Assim trabalham dentro de um contexto de forma sistêmica.
Partindo desse conhecimento e compreendendo o processo administrativo em si (planejar, organizar, dirigir e controlar), vamos apresentar as definições e conclusões do grupo referente aos elementos: conceitos e tipos de planejamentos. Cabendo aqui destacar a importância deste processo para o sucesso das organizações.
[1.3] Importância Do Planejamento Na Negociação
Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para intregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).(ROBBINS, 2000, p.116).
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções. Na verdade o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois de um modelo teórico para a ação futura.
O planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-lo .
Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).
Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe e a organização. Tais como:
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico: é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
É um processo continuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que se passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim em considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.
Planejamento Tático: é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).
Os planos táticos representam uma tentativa da empresa de integrar o processo decisório e alinhá-lo a estratégia adotada para orientar o nível operacional em suas tarefas e atividades com o intuito de atingir os objetivos empresariais propostos.
Planejamento Operacional: envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO,2007, p.187).
O planejamento Operacional quase sempre trabalha dentro da lógica de sistema fechado para que alcance regularidade e certeza no seu cotidiano e funcione com a máxima eficiência possível. O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa no nível operacional.
No fundo os planos operacionais cuidam da administração pela rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela empresa a fim de alcançar os objetivos por ela traçados.
[2.2] - Pesquisa Comparativa
- Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma idéia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc
“Visão é a arte de ver o invisível. Visão é a arte de ver as oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.”
- Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos
...