PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Por: Anderson Pimenta • 9/6/2015 • Dissertação • 2.203 Palavras (9 Páginas) • 355 Visualizações
SUMARIO
Introdução
1 Desenvolvimento
1.1 Fundamentos de Administração e Marketing
1.2 Comportamento do Consumidor
1.3 Ética, Política e Sociedade
1.4 Economia
Considerações finais
Bibliografia
Introdução
Produção textual para analise do “Case Adidas”, onde é apresento parcialmente a história da empresa no mundo, desde sua criação por Adolf Dassler em 1920, quando começou a fabricar sapatilhas, até a chegada da empresa no Brasil em 1973, na cidade de São Paulo. Chegando aos dias de hoje. O foco do case é o Marketing, base a ser discutida e analisada.
Em Fundamentos da Administração e Marketing, foi discutido como a empresa busca traçar o perfil do seu público, com embasamento nos livros de Idalberto Chiavenato.
Em Comportamento do Consumidor, foi discorrido o que é o comportamento do consumidor, sobre o foco da empresa no consumidor e foi discorrido sobre o conceito e a importância de se conhecer o público alvo, segmentando o mercado, através de pesquisas. Embasamento em Chiavenato, Michael R. Solomon e sobre pesquisa qualitativa com Lakatos e Marconi.
No caso de Ética, Política e Sociedade, foi proposta uma análise do “Case Adidas”. Feita a analise discutido o tema proposto e demonstrado alguns exemplos de que a marca está diretamente ligada ao esporte e a hábitos saudáveis.
Como último tópico tem a Economia, onde está disposta uma analise da situação atual do ambiente econômico do país e é discutido como será o futuro da marca Adidas no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Fundamentos de Administração e Marketing
A empresa Adidas, tem os fundamentos administrativos, voltado ao consumidor, todo o planejamento estratégico da empresa é voltado para o seu público. Buscam conhecer o seu público alvo, interagindo com eles, de forma a produzir o que cada um deles precisa.
Trata-se de uma empresa mundial, que tem diferentes públicos em cada canto do mundo, cada país tem a sua cultura própria e a marca tem que se adaptar ao mercado. Para isso o planejamento estratégico da empresa, busca conhecer o seu público consumidor, através de pesquisas e estudos das regiões que atende.
Segundo Chiavenato, no livro Administração de vendas (2005, p02), defende que:
Todas as atividades de marketing são feitas em resposta as mutáveis necessidades e desejos do público consumidor. Assim, o marketing começa com a pesquisa e análise do mercado e do comportamento do consumidor para definir a estratégia competitiva por meio do produto, da distribuição, da promoção e do preço para conquistar o mercado e o consumidor.
Com o resultado das pesquisas e o perfil do público traçado, em mãos, deve aplicar os quatro princípios da administração, usados para orientar a administração organizacional da empresa, desenvolvidos por Frederick W. Taylor, aos quais deu o nome de Administração Científica, os quatro princípios são:
- Princípio do planejamento
- Princípio do preparo
- Princípio do controle
- Princípio da execurção
Esses princípios se bem aplicados, tem como objetivo alcançar os resultados e os lucros esperados pela organização. Assim como fazer com que o marketing e os produtos fabricados, atinjam o público alvo definido no plano de estratégias da empresa.
Comportamento do Consumidor
O que é o comportamento do consumidor? O comportamento do consumidor é a área do marketing, para Kotler (2006), que “estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos”.
Para Solomon (2007); O comportamento do consumidor é o estudo das pessoas e dos produtos que ajudam a moldar suas identidades.
Como mostra o estudo do case a empresa Adidas, é totalmente voltada para as necessidades e os desejos do cliente. Com isso buscam conhecer a fundo seu consumidor, através de estudos e pesquisas realizadas pela empresa.
Pesquisa segundo Chiavenato (2003, p.380), “é o processo de coletar dados das pessoas a respeito de um sistema que tenha necessidade de mudança e realimentando as pessoas com esses dados para que elas possam analisá-los, identificar problemas, desenvolver soluções e tomar as ações por si mesmas”.
A empresa tem como estratégia segmentar o mercado, dividir a sociedade em vários grupos. Os grupos são divididos conforme os resultados das pesquisas, onde a empresa separa os indivíduos por afinidades, necessidades, desejos, idade, escolaridade, os grupos podem ser definidos por vários índices, conforme a necessidade da empresa.
Para isso a empresa, as vezes, tem que realizar pesquisas mais profundas, conhecer melhor seu consumidor, podendo utilizar-se de pesquisas qualitativas, que para Lakatos e Marconi (2008, p.269), é:
A metodologia qualitativa preocupa-se em analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano. Fornece análise mais detalhada sobre as investigações, hábitos, atitudes, tendências de comportamento etc.
Após os grupos definidos, é traçado um plano estratégico, a fim de criar uma campanha de marketing, que atinja melhor cada um dos grupos e a empresa consiga fazer uma campanha voltada ao público. Algumas perguntas são importantes para a empresa na hora de criar uma campanha publicitária: Como o consumidor percebe uma propaganda, como guarda em sua memória e posteriormente como ele a ver.
...