PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Artigos Científicos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antonianilda • 7/5/2014 • 4.037 Palavras (17 Páginas) • 327 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ...........................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO ................................................................................4
2.1 Macroeconomia e microeconomia____________________________4
2.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial__________10
2.3 Ética, Política e Sociedade__________________________________12
3.CONCLUSÃO .............................................................................................13
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................14
1.INTRODUÇÃO
O trabalho elaborado relata temas bastante usados e fundamentais na atualidade, principalmente para novas empresas e as que querem inovar e melhorar: Microeconomia e Macroeconomia (abrangem três temas importantes e recorrentes, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, pesquisadas sobre seu conceito e suas influências sobre a economia através da mídia); Métodos Quantitativos ( medidas descritivas, números- índices e deflação de dados) e Ética, Política e Sociedade (voltada para os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público de uma gestão ética nas organizações, e que tipo de política que deve ser adotada para sua manutenção).formando assim um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente sobre fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que são realizadas pelas empresas.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Macroeconomia e microeconomia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia. A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas , que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças. A macroeconomia possui um modelo que permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Onde algumas das variáveis centrais e inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.
Inflação
A inflação é um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. Em resumo, a inflação pode ser de oferta – quando há escassez de produto – ou de demanda – quando a procura é maior do que a quantidade ofertada. No Brasil, vivemos atualmente um período de inflação de demanda, haja vista que o aquecimento econômico deixou as pessoas com maior poder aquisitivo, o que expandiu o consumo, ao mesmo tempo em que a produção não conseguiu acompanhar este crescimento.
CAUSAS
Inflação Monetária
- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
Inflação de Demanda
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;
Inflação de Custos
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
INDICADORES
No Brasil, existem vários índices que medem a inflação e são referenciais. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços Ao Consumidor (medido pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (também calculado pelo IBGE).
O IPC, por exemplo, considera o consumo de famílias com renda até 33 salários mínimos que vivem no Rio de Janeiro e em São Paulo. O IGP-M é calculado a partir de outros índices. O IPCA, de maior abrangência, pesquisa famílias com renda de até 40 salários mínimos em pelo menos 10 grandes capitais brasileiras. Já o ICV, calculado pelo DIEESE, considera apenas os preços de alimentação, transporte, saúde e habitação, praticados na cidade de São Paulo.
Como podemos verificar através da mídia, por exemplo. Na edição do dia 09/09/2013 no jornal bom dia Brasil.
Inflação volta a subir em agosto e impacta nos alimentos .
Alimentação representa gasto de 24% do orçamento familiar em Fortaleza.
A inflação voltou a subir em agosto. O IPCA registrou alta de 0,24%. Os preços dos alimentos, especialmente, aceleraram.
Em Fortaleza, até a comidinha caseira ficou mais cara em agosto. No ano, a alta já chega a 5%. Esses gastos com alimentação em casa representam
...