Padrões básicos para o desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental
Projeto de pesquisa: Padrões básicos para o desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanacoimbra • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 352 Visualizações
Apresentação
O presente relatório tem por objetivo apresentar normas básicas para a elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) segundo a ISO 14001 nas organizações empresariais e identificar quais os maiores desafios enfrentado assim como os benefícios esperados com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Como a preocupação com o meio ambiente está se tornando cada vez mais frequente nas organizações empresariais. É possível identificar a existência de algumas dificuldades para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) como: resistência à mudança falta de recursos financeiros e qualificação dos envolvidos e pouco comprometimento de alguns funcionários.
Os benefícios esperados pelo Sistema de Gestão Ambiental das organizações são: diminuição de impactos ambientais, melhoria da imagem, redução de custo e desperdício e aumento da competitividade no mercado. A relação entre meio ambiente e sociedade aparece cada vez com mais frequência no nosso cotidiano, e quase sempre com certa atenção e preocupação, devido ao processo de conscientização ambiental.
Introdução
Com o aumento da preocupação com a conservação da qualidade do ambiente e com a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos estão voltando sua atenção aos impactos ambientais potencias de suas atividades, produtos ou serviços. Por conta dessa preocupação em conservar o meio ambiente, a sustentabilidade se tornou um dos elementos mais importantes nas discussões corporativas na atualidade. Os impactos ambientais globais, as mudanças de comportamento e pressões da sociedade trouxeram mudanças nas tecnologias, no desenvolvimento econômico e a necessidade das organizações modificarem seus sistemas de gerenciamento, incorporando o meio ambiente em suaestrutura e estratégia.
Para ter um Sistema de Gestão Ambiental consistenteé necessário procedimentos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos produzidos por um empreendimento ao meio ambiente.
Algumas organizações, nacionais e internacionais, também começam a organizar seus sistemas de gestão ambiental baseando-se na norma ISO 14001, no Brasil ABNT NBR 14001.
Para cada segmento das organizações é necessário que os procedimentos implantados sejam comuns às atividades. A empresa deve se adequar ao Sistema de Gestão Ambiental.
Diante desta preocupação com o meio ambiente e as tecnologias devemos destacar a importância da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental nas organizações.
Contextualização da Pesquisa
Independente do ramo das organizações empresariais, é de extrema relevância para a sociedade em si que as empresas possuam um Sistema de Gestão Ambiental seguro e eficaz, para que se mantenha um equilíbrio entre sociedade e meio ambiente.
Devido a esta importância, este relatório visa promover a discussão sobre a possibilidade do Sistema de Gestão Ambiental ser integrado na dinâmica das empresas como um instrumento de troca, em especial ambiental, e não apenas de gestão de aspectos e impactos ambientais. Para isso, são abordados as características, princípios e formas de implantação do SGA (baseados na norma ISO 14001) com vista à sustentabilidade.
Sistema de Gestão Ambiental é a parte do sistema de gestão global, que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades práticas, procedimentos, processos e recursos paradesenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. Com isso as empresas certificadas com a ISO 14001 descobriram que gerenciamento de riscos, redução de custos, desempenho ambiental melhorado, economia de energia e imagem corporativa, são alguns dos benefícios obtidos com a certificação. As empresas notaram que medidas a favor do meio ambiente garantem maior satisfação dos clientes, melhoria na imagem da empresa, conquista de novos mercados, redução de custos, melhoria no desempenho da empresa, redução dos riscos, maior permanência do produto no mercado, maior possibilidade de obter financiamento e maior facilidade na obtenção de certificação (MOURA, 2004).Este trabalho tenta mostrar como pode ser aplicado, por organizações empresariais, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e o desenvolvimento sustentável, de forma que a empresa obtenha resultados lucrativos usando os seguintes aspectos: Ramo em que a empresa compete; Concorrência;Politica e Gestão Ambiental da empresa; Quantidade de resíduos gerados pela empresa; Disposição e destinação dos resíduos; Plano de redução dos resíduos; Forma de reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos;
Estes aspectos devem ser levados em consideração para implantação do Sistema de Gestão Ambiental. Nos estudos sobre Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) surgiram diversos trabalhos sugerindo a implantação de modelos e práticas de gestão,as quais são vistas, segundo Guimarães (2006), como parte das responsabilidades sociais das empresas e um diferencial para a organização.
Algumas das práticas mais abordadas na literatura são: uso consciente da energia, água e matérias primas; redução e tratamento de resíduos; adequação a legislação ambiental vigente; treinamentos e conscientização dos colaboradores quanto à sustentabilidade; reforçar o marketing da organização quanto a suas ações ambientais; e também, criar métodos para mensurar os resultados obtidos com a implementação de um SGA (TOCCHETTO, 2005).
Os motivos que levam uma empresa a adotar o SGA são vários, mas no geral podem se resumir em:
1. Os recursos naturais no planeta
...