Pedir Ajuda
Trabalho Universitário: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathlansilva • 27/5/2014 • 887 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
* INTRODUÇÃO
Esta atividade tem o objetivo de compreender a importância das Ciências Sociais para a sociedade, uma vez que tal ciência estuda a vida dos indivíduos em sociedade — sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo.
Ao gestor, é importante saber interpretar os problemas e refletir sobre os processos de transformação dessas relações sociais.
O capítulo 1 abordará a compreensão das definições de cultura, indivíduo e sociedade, bem como uma reflexão e estudo das concepções da Sociologia no cotidiano, permitindo ao grupo refletir sobre os conceitos e propor soluções para os problemas visualizados.
O capítulo 2 abordará os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, bem como a questão da estrutura social e de seu controle. Para atingir esse objetivo, há um estudo crítico sobre o filme A classe operária vai ao paraíso, do diretor Elio Petri.
O capítulo 3 analisará situações cotidianas de desigualdade social, ao relacionar tais fatores com os fundamentos sociológicos por meio da reflexão crítica dos famosos filmes Ilha das Flores e Bumbando, bem como de imagens de situações de desigualdade social.
O capítulo 4 buscará evidenciar a reflexão do grupo acerca de situações cotidianas de exploração do meio ambiente, relacionando esses fatores com os fundamentos sociológicos.
Por fim, no capítulo destinado às considerações finais, têm-se as impressões do grupo considerações, reflexões e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades.
CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO, CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
A cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo.
A cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas; é o diferencial entre o homem e o animal, pois ao nascer o ser humano já se encontra dentro de um sistema social criado através de gerações já existente e que é assimilado por meio de inter-relações sociais, uma vez que a sociedade é formada por indivíduos. Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material.
Esta é formada por inter-relacionamento, ou seja, indivíduos que procuram se entender e se adaptar aos movimentos intencionais e futuros de outros, se desenvolvem por meio dessas relações, possuindo comportamentos pré-programados, se controlando e planejando sua atividade e de outros, através de representações mentais.
Culturas, indivíduo e atividade.
Nas décadas de 60/70 a cultura era vista como separada da mente, o mental era concebido como um processador interno de alguma coisa que poderia ser pensamento abstrato. Nessa época, também se passou a estudar o efeito da escolaridade e tipos de escrita em uma determinada sociedade. Foi então um período de transição em que cultura e cognição já não são vistas como meras variantes externas.
Assim, o grupo social – a sociedade – precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.
Sendo assim, o homem pode ser definido como um ser social, produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou outro,
...