Personalidade e comportamento
Tese: Personalidade e comportamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julio50 • 6/4/2014 • Tese • 376 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Etapa 1 –
Personalidade e Comportamento
Todas as pessoas possuem características básicas, que mesmo em situações muito distintas a forma de agir de tal pessoa não muda, este conjunto de características que é em até certo ponto estável e que influenciam fortemente o comportamento de cada indivíduo é o que chamamos de personalidade.
Existe muita discussão a respeito da origem da personalidade de cada um, uma das possíveis origem da personalidade é hereditariedade e existe muitos estudos que embasam esta possível origem, como evidências empíricas, como a dos gêmeos que imediatamente separados logo após o nascimento, quando se encontram, anos depois apresentam características pessoais, gostos e preferências praticamente idênticos, buscam o mesmo tipo de profissão, esportes semelhantes e possuem outras características pessoais que só podem ser atribuídas a uma herança genética comum.
Outro fator determinante da personalidade é o ambiente que a pessoa vive, desde o nascimento todos sofrem influências como da família, influências culturais, da educação e muitas outras.
Teorias da personalidade
São quatro as terias da personalidade. São elas:
Teoria dos traços: Parte do princípio que pra entender os indivíduos é preciso que “segmentemos” os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis. De acordo com esta teoria combinando os tacos em um determinado grupo, teríamos, como resultado a personalidade do indivíduo.
Recentemente um grupo substancial de pesquisadores que estudam o campo organizacional concluiu que seria possível com apenas cinco fatores expressar os traços de personalidade, o que foi chamado de big Five. Que são: extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura para a experiência.
Teoria Psicodinâmica: Esta teoria o inconsciente humano como determinante do comportamento. Freud via a personalidade como resultado de três elementos: o id, o ego e o superego. O id é a fonte dos instintos e impulsos e que de certa forma opera sem censura. O ego gerencia o conflito entre o id e o superego, intermediando . o ego busca o que na psicologia se chama de solução de compromisso. E o superego é o que chamamos de consciência e que contém os valores e os ditames do que devemos ou não fazer.
Teoria Humanista: Esta teoria tem seu foco no crescimento e aprimoramento do indivíduo , uma visão da personalidade centrada em um núcleo dinâmico, o self, que tende necessariamente a tornar-se melhor, uma vez dadas as
...