Pesquisa de mercado para a Microsoft
Projeto de pesquisa: Pesquisa de mercado para a Microsoft. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilica5479 • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.498 Palavras (10 Páginas) • 498 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar o novo CEO da Microsoft com o seu novo crescimento, procurando a explicar o tipo de pesquisa de mercado que a empresa usou para se estabilizar e inovar seus softwares e a sua divulgação no mercado, com os novos projetos. Nesse trabalho será abordado as questões solicitadas para a elaboração do mesmo.
DESENVOLVIMENTO
Levantar dados estatísticos que demostrem que há mudanças de comportamento em fun ção do desenvolvimento de uma nova tecnologia, e entenderem que o mercado está em constante evolução que as corporações precisam se adequar a tais mudanças, para se destacarem e obter maiores e melhores resultados.
Portanto, dentre as opções, a Microsoft pode dispor de uma estratégia de marketing dirigida especificamente ao público corporativo, apresentando um produto com atributos que alavanquem a produtividade do público em questão, e utilizar também preços mais baixos que os concorrentes ou apresentar um portifólio com maiores ofertas de aplicativos, de modo que seu produto seje diferenciado, adequando-se às exigências do mundo corporativo, mas também interessan te para os demais segmentos do mercado.
A Microsoft antes de tudo, poderia ter usado a ferramenta de pesquisa de mercado , porque ela tem como conceito de identificar e solucionar problemas. Portanto, acredito que deve ser feita uma pesquisa de mercado entre seus clientes , os quais estão sentindo mais dificuldades na aceitação de novos produtos, mostrando a eles as inovações em tecnologia com novos equipamentos, a questão é, promover rentabilidade na economia de sua mão-de-obra. Com isso, mantê-los como clientes e parceiros , com um melhor padrão, sem se preocupar em perdê-los para a concorrência.
Os tipo de de pesquisa de mercado para a microsoft seria a pesquisa exploratória e a conclusiva.
Antes de tudo a definição de Pesquisa é que ela é uma estrutura para a realização do projeto de pesquisa de mercado. Ela decide os detalhes dos procedimentos necessários para a obten ção das informações indispensáveis para estruturar e/ou resolver problemas de pesquisa de marketing.
A Pesquisa exploratória estabelece critérios , métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses.
O processo descritivo visa à identificação , registro e análise das características, fatores ou váriaveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáves para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa no caso a Microsoft.
Segundo Campi (2002), a pesquisa exploratória visa a proporcionar ao pesquisador uma maior familiaridade com o problema em estudo. Já para MALHOTRA (2001), o principal objetivo é possibilitar o entendimento do problema enfrentado pelo pesquisador.
Para Vieira (2002), a pesquisa exploratória é usada em casos nos quais é necessário definir o problema com maior precisão e identificar cursos relevantes de ação o abter dados adicionais antes que se possa procurar explorar uma abordagem. Como o nome sugere, a pesquisa exploratória procura explorar um problema ou uma situação para prover critérios e compreensão.
O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses . a ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese . as técnicas tipicamente utilizadas para a pesquisa exploratória são estudos de caso , observações ou análise históricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativo ou quantitativos.
Já a pesquisa conclusiva ela é concebida para auxiliar o tomador de decisão a determinar , avaliar e selecionar o melhor custo de ação em determinada situação. Tem por objetivo de testar hipóteses específicas e examinar relações, suas informações necessárias são claramente definidas, o seu processo de pesquisa é formal e estruturado, a sua amostra é ampla e representativa, com análise de dados é quantitativa e conclusivos e as suas constatações utilizadas para tomar decisões.
Diferentemente do que ocorre nas pesquisas exploratórias, a elaboração das questões de pesquisa pressupõe profundo conhecimento do problema a ser estudado. Dessa forma, conforme salienta Kotler (2000), o pesquisador necessita saber exatamente o que pretende com a pesquisa, ou seja, quem e (ou) o que deseja medir, quando e onde fará, como fará e porque deverá fazê-lo.
A microsoft ficou para trás porque devido à demora para reagir ao advento do iPhone e Android, que se apresentou uma nova interface e aplicativos que impulsionaram a aquisição dos Smartphones. Esse crescimento explosivo foi o motivo de reação para a microsoft , e essa foi uma falha que culminou na menor preferência pelos aparelhos com o sistema operacional Windows. Embora a reação tenha apresentado ao mercado um sistema operacional competitivo, a falta de aplicativos ainda é um dos principais gargalos para ser resolvido pela microsoft. E ela deixou de acreditar no seu potencial de tecnollogia, investindo na novação de novos equipamentos, produtos e serviços, ampliar a linha de novos clientes, além de manter sua linha de clientes de seus concorrentes. Se ela não agisse a tempo a empresa teria consequencias ainda maiores se ficasse parada no tempo com medo de avançar.
Um dos conceitos que Kotler falou sobre ficar atento ais concorrentes é o conceito de Marketing Estratégico, sua função é seguir a evolução do mercado de referência e identificar os diferentes produtos-mercados e segmentos atuais ou potenciais, baseando-se na análise das necessidades que se pretende satisfazer. Segundo Kotler e Keeeller (2006, pag. 316) “ A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto , o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto-CVP”.
De acordo com Kotler (2010, pag. 139) afirma que: “Estratégia é o que determina a estrutura da atividade empresarial de uma empresa e fornece diretrizes para coordenar as atividades de modo que ela possa lifar com mudanças que ela está buscando tornar-se”. O qual deve ficar atento aos seus concorrentes pesquisando qual a forma que está sendo trabalhado o mercado, para manter-se sempre atualizado e estrtegicamente ter novas ideias mostrando seu diferencial.
O produto significa mais do que bem, serviço ou ideia , o produto
...