Pesquisa no campo do marketing
Projeto de pesquisa: Pesquisa no campo do marketing. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: krikri • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 323 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Ciência e pesquisa
Curso: ________________________________________________________________
Professor: _________________________________________________________
Nome do aluno: _________________________________________________________
Data: ____________________
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. No estudo do Livro didático vimos à importância e os principais tipos de métodos científicos. Através desse ensino, leia os resumos a seguir, e classifique o estudo quanto aos métodos de procedimentos. Justifique, em um texto de 5 a 10 linhas, sua resposta de forma fundamentada.
a) Economia baiana pode crescer 2,2% em 2009. (SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2008).
Mesmo diante do cenário de crise, a economia baiana poderá crescer em 2009. Segundo projeção da Coordenação de Acompanhamento Conjuntural (CAC) da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Produto Interno Bruto baiano poderá crescer 2,2% este ano. A projeção da SEI é realizada com base em modelagem econometria e serve para balizar as projeções de receita e despesa do Estado na elaboração do Orçamento.
A previsão de expansão é menor do que as registradas em 2006 (2,7%), 2007 (4,5%) e 2008 (4,8%), mas indica que o Estado deverá crescer acima da média nacional e não seguirá a tendência de recessão econômica que afetará grande parte das economias mundiais. Projeções do Ministério da Fazenda e do Banco Central estimam que o PIB nacional deverá ficar em torno de 2,0% e 1,2%, respectivamente. (SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2008).
Resposta justificada: (0,5 décimos)
b) Pesquisa Científica da Área de Marketing. (SAMPAIO; PERIN, 2006)
Este estudo apresenta um levantamento das características metodológicas básicas da produção científica de pesquisas empíricas publicadas no I Encontro de Marketing (EMA) e nos últimos16 Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação (ENANPADs), dentro da área de Marketing, visando avaliar as suas tendências, bem como a sua evolução através dos anos. Dentre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questão de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados e apresentação dos resultados. De 527 artigos identificados, 407 respeitaram a abordagem positivista, 108 apresentaram cunho conceitual e 12 se enquadraram na abordagem fenomenológica ou interpretativista. A partir desta análise e do cruzamento das variáveis, apresenta-se a discussão e as conclusões da qualidade do conjunto de artigos avaliados. (SAMPAIO; PERIN, 2006)
Resposta justificada: (0,5 décimos)
c) Aplicação da metodologia triz para análise e reengenharia de sistema de controle ambiental aplicado em uma instalação agro-industrial no estado de São Paulo. (NICOLETTI; QUINELLO, 2009)
O objetivo deste artigo é apresentar o caso da aplicação de um equipamento de filtragem do pó gerado pelo transporte mecanizado de cereal a granel, em uma instalação agro-industrial localizada no Estado de São Paulo. Para tal, fez-se necessário o uso de um método que contemple não só a pesquisa tradicional, por meio de artigos e livros, mas também a informal, com observações in loco, conversas informais e entrevistas com profissionais e especialistas, propiciando um detalhamento dificilmente alcançado por um só método. Um dos pesquisadores participou como observador e interagiu com o ambiente e os agentes do caso. Ao analisar as sugestões de melhorias e intervenções técnicas sob a ótica da TRIZ, conclui-se que a adoção da metodologia contribuiu para elevar os resultados finais da inovação. Disponível em: < http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2009/artigos/E2009_T00214_PCN19741.pdf>. Acessado em: 14 dez. 2009.
Resposta justificada: (0,5 décimos)
d) ANÁLISE QUÍMICA DE K, Ca, Mg e Al, EM FOLHAS DE ERVA-MATE. (CARNEIRO; REISSMANN; MARQUES, 2006)
Com este trabalho objetivou-se comparar cinco métodos de análise química foliar e suas relações para análise de K, Ca, Mg e Al. As amostras foram coletadas a partir de um experimento de campo com erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.), sob efeito da calagem, localizado no município de Pinhais - PR. Os métodos avaliados foram: digestão úmida nitro-perclórica, digestão seca em cadinhos de porcelana, digestão seca em cadinhos de platina, extração úmida em HCl 1mol/L e extração úmida em HCl 1mol/L+d (d = diluição 1:3). As amostras em laboratório foram avaliadas segundo um arranjo em parcelas subdivididas, tendo como tratamentos as cinco metodologias de análise química, e os diferentes níveis de saturação por bases. Todas as variáveis avaliadas apresentaram diferenças significativas (P<0,01) em função dos métodos analíticos testados. A digestão nitro-perclórica, a digestão em cadinhos de porcelana, a extração em HCl 1mol/L e a extração em HCl 1mol/L+d apresentaram altas solubilizações para a maioria dos elementos. As extrações sem digestão com HCl mostraram-se bastante promissoras pela rapidez, simplicidade e elevado grau de solubilização. As correlações estabelecidas entre os métodos foram significativas para os elementos K, Mg e Al. Para o Ca, os coeficientes de correlação foram baixos na maioria das relações testadas. Disponível em: < http://www.dcf.ufla.br/cerne/artigos/10-02-2009593v12_n2_artigo%2003.pdf>. Acessado em: 14 dez. 2009.
Resposta justificada: (0,5 décimos)
2. O proprietário de uma
...