Pim III Uniplan
Exames: Pim III Uniplan. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa181087 • 6/3/2015 • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 709 Visualizações
GESTÃO EMPRESARIAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
GRUPO BRASIL KIRIN: ALEXÂNIA
BRASÍLIA – DF
2014
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
GRUPO BRASIL KIRIN ALEXÂNIA
BRASÍLIA - DF
2014
RESUMO
O Grupo Brasil Kirin pertence ao grupo japonês Kirin, que adquiriu há pouco tempo o Grupo Schincariol e deu um novo nome a ele fundindo o nome Brasil ao Kirin do grupo. O grupo Schincariol teve esse nome devido ao sobrenome da família ser esse, e foi passando por gerações até chegar a venda da empresa pelos filhos do fundador senhor José Nelson Schincariol. O grupo pretende chegar ao topo no ranking de empresas de bebida, passando a frente de outras grandes concorrentes como a coca, a Ambev.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1. Descrição da empresa escolhida 5
2.1. Porte e Tipo de negócio da empresa 5
2.2. Principais produtos 6
2.3. Principais concorrentes 7
2. Analisar o cenário da empresa 8
3.1. Análise dos resultados obtidos e participações no mercado 8
3.2. Identificar ameaças e oportunidades 9
3.3. Identificar pontos fortes e pontos fracos 10
4. Identificar uma área, produto, serviço ou processo para o plano de negócios 11
4.1. Descrever a situação atual da área, produto, serviço ou processo escolhido 11
4.2. Descrever uma proposta para ampliar ou melhorar os resultados da empresa, com base na área, produto, serviço ou processo escolhido. 11
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi embasado em conteúdos das aulas das disciplinas do 3º semestre do Curso de Gestão Empresarial. Para o alcance dos objetivos foi confrontado os conteúdos com aquilo que foi relatado em entrevista com um funcionário de alto cargo na empresa unidade do Grupo Brasil Kirin que se localiza na cidade Alexânia.
A empresa foi escolhida porque a aluna tem um irmão que pode auxiliar na hora de recolher as informações necessárias para formar um trabalho de qualidade, como vai ser apresentado abaixo.
Descrição da empresa escolhida
2.1. Porte e Tipo de negócio da empresa
O presente trabalho tem o objetivo geral desenvolver as capacidades cognitivas da aluna a partir de pesquisas e estudos teóricos e atividades praticas na área de gestão empresarial. E como objetivo específico analisar de forma panorâmica o grupo Schincariol, a partir da articulação dos conteúdos das disciplinas Técnicas de Informática, comunicação Empresarial, Ética e Legislação: trabalhista e Empresarial, Economia e Mercado, Matemática Aplicada.
Fundada em 1939, a Schincariol possui um dos maiores e mais modernos parques de produção de bebidas da América do Sul e está entre as 15 maiores no mundo, segundo site da empresa. (QUEM SOMOS, Brasil Kirin)
No início do século XX o filho de imigrantes italianos Primo Schincariol decidiu instalar, nos fundos de sua casa em Itu, interior do Estado de São Paulo, uma pequena fábrica de bebidas. Lá, começou a produzir licor de cacau, conhaque, groselha, vinho quinado, anisete (licor de anis) e o refrigerante Itubaína, cujo nome surgiu em homenagem à cidade.
Fabricado no sabor Tutti-Frutti, o refrigerante logo se transformaria em um sucesso de vendas. Para distribuir o que fabricava, Primo colocava as caixas em carroças e as levava até os comerciantes locais. Assim, da pequena fábrica artesanal, surgiu a Schincariol.
Para chegar até aqui, percorreu uma trajetória repleta de desafios e conquistas. Já sob o comando dos filhos de seu fundador, José Nelson e Gilberto Schincariol, no final dos anos 50, a fábrica investiu na compra de máquinas e equipamentos e, em 1966, foi transferida para o local onde hoje é a sede da empresa.
2.2. Principais produtos
Em 1989, foi realizado o sonho de Primo Schincariol: o início da produção de cerveja. O lançamento da cerveja Pilsen Schincariol abriu portas para o desenvolvimento de novos produtos, como a cerveja Nova Schin, as linhas de refrigerantes, águas, bebidas mistas (Skinka) e néctares (Fruthos). Além disso, impulsionou grandes investimentos com as aquisição de unidades fabris e marcas. como a Cintra, a Nobel e a Devassa Bem Loura, e para o ingresso no segmento de cervejas premium, com a Baden Baden, a Devassa e a Eisenbahn. com 13 unidades fabris instaladas em 11 estados brasileiros, a companhia conta também com uma rede de 10 centros de distribuição próprios (DPs), aproximadamente 200 revendas credenciadas e diversas unidades de negócios (Unegs)
A organização foi adquirida recentemente por um grupo japonês, o grupo Kirin, que tem como CEO global Senji Miyake, o grupo Kirin é também um produtor de bebidas, mas do Japão que adquiriu a empresa de olho no grande mercado brasileiro, segundo CEO MIYAKE, 2012
A Brasil Kirin é uma empresa de bebidas integrante de um grupo global com mais de 46 mil funcionários no mundo, e presente em mais de 15 países. Subsidiária da Kirin Holdings Company, a Brasil Kirin tem suas marcas distribuídas por 19 centros de distribuição próprios e mais de 190 revendas para atender cerca de 600 mil pontos de vendas em todo o Brasil.
A Schincariol está estruturada
...