Plano De Negocios
Monografias: Plano De Negocios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElianeFermiano • 25/9/2013 • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 395 Visualizações
Trabalho Plano de Negócios
O que é Plano de Negócios?
O plano de negócios é um documento onde serão detalhadas todas as informações a respeito do negócio que se deseja abrir ou mesmo expandir um negócio já aberto.
É possível conseguir um modelo de plano de negócios em várias paginas na internet, mas vale lembrar que é somente um modelo. Plano de negócio é único; mesmo se o modelo for da mesma área do negócio ele só poderá servir como diretriz.
Todos os dados que forem constar no plano de negócios devem ser exaustivamente checados, quanto mais exaras as informações mais claras focará sua apresentação, ele não é um documento fechado ele pode ser alterado e atualizado sempre que for necessário, pois vai indicar se seu negócio vai dar certo.
Independente do tamanho e segmento da empresa a estrutura apresentada para se montar o Plano de Negócios é praticamente a mesma, sendo necessárias algumas adaptações, o importante é você saber como e onde quer chegar.
As estruturas do Plano de Negócios:
• Capa: Contém além do titulo; Plano de Negócios, a data e o futuro do seu negócio.
• Sumario: O Sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócio e a página respectiva onde se encontra.
• Sumario Executivo; O Sumário Executivo é a principal seção do seu Plano de Negócio. Tem duas funções importantes.
1. Conduzir o entendimento do seu plano demonstrando seus principais tópicos.
2. Permite rapidamente o entendimento e a avaliação dos planos da empresa.
E suas recomendações: deve ser escrito com muita atenção, ser revisado várias vezes. Deve ser a ultima seção a ser escrita, pois depende de todas as outras.
• Planejamento estratégico; É o processo de analisar uma organização sob vários ângulos definindo seus rumos.
• Descrição da Empresa; è a seção em que é feito um resumo do que ela faz, dos produtos, serviços com que a empresa pretende trabalhar.
• Produtos e serviços; Descreve as principais características do produto ou serviço bem como as tecnologias empregadas.
• Analise de mercado; Precisa conhecer seu mercado antes de tudo, mesmo que sua empresa não possa contratar outra empresa para realizar consultoria, faça você mesmo, de suma importância para se conhecer o publico alvo os seus concorrentes a demanda e outros.
• Plano de Marketing; Basicamente produzir seu produto é lançar no mercado através de propaganda divulgações.
• Plano operacional; A estruturação da empresa, no ponto de vista físico, com relação às instalações da sua empresa os equipamentos que ela possui se existe uma hierarquia entre esses funcionários.
• Estrutura de Capitalização; Como a empresa está capitalizada, quanto foi investido, como estão as ações da empresa, quem faz parte da sociedade. Quem entrou com capital.
• Plano Financeiro: Apresentam em números todas às ações planejadas de seus empreendimentos as comprovações do porque do uso dos valores. Não deve exceder cinco paginas.
• Anexos: Deve conter todas as informações que você julgar relevantes para o melhor entendimento de seu Plano de Negócios. Por isso, não tem limites de páginas ou exigências a serem seguidas. A única informação que você não pode deixar de incluir é o currículo dos sócios da empresa. Você poderá anexar ainda anexar fotos dos produtos, catálogos, estatuto social, folders, etc.
Recomendações:
Alguns especialistas dizem que podem consideradas armadilhas:
1. Menos é mais. O plano de negócios não deve exceder 30 páginas. Informação demais pode criar um documento muito grande que ninguém lê.
2. Simplifique suas projeções financeiras para duas páginas. Focalize em números-chave para o investidor compreender o negocio: fluxo de caixa projetado para 5 .Não fazer planilhas muito extensas.
3. Incluir os pressupostos além das previsões. São muito mais importantes e mais informativos do que as previsões em se mesmas.Seria ter um Pré plano.
4. Demonstre que conhece as chaves da indústria e por que os clientes irão comprar o seu produto ou serviço.
5. O plano não é imutável: A pior coisa que um empresário pode fazer é escrever um plano e, em seguida, seguir à risca só porque é o "plano". Uma das características mais importantes que deve ter um plano de negócios é a flexibilidade.O plano pode ser mudado sempre que necessário.
Algumas dúvidas para quem vai ler seu négócio deve estar bem clara:
• Sobre o negócio em si: quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades (já existentes ou que serão criadas) que você percebe e pretende explorar.
• Sobre a administração: quem administrará o seu negócio? Que experiência e formação essas pessoas têm? Que qualificação busca para a equipe? Quanto empregado precisará, quais suas atividades e remuneração? Onde eles trabalharão?
• Sobre o mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão alguns exemplos específicos, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio, como vai distribuir seu produto.
• Sobre economia e finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os dois primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo e em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e faturar, e quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais garantia de empréstimo.
• Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções
...