TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Exames: Plano De Negocios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de Contabilidade.

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.

Objetivo

Historicamente o objetivo da Contabilidade tem sido o patrimônio das entidades e o seu uso.

É através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do patrimônio.

Contabilidade O autor (MARIOM, José Carlos, 2006, p. 4) define a contabilidade da seguinte maneira:

“[...] a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas. Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas na contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro”.

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é o relatório mais importante da contabilidade e se divide em ativo e passivo. Tal importância se dá por ser utilizado para verificar a situação patrimonial e financeira de uma empresa ou entidade. MARION (2007).

“O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativamente e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o.

Patrimônio Líquido da Entidade.

“Essa demonstração deve compreender todos os Bens e Direitos, tanto Tangíveis (materiais) como Intangíveis (imateriais), as Obrigações e o Patrimônio Líquido da Entidade”. RIBEIRO (2009, pg. 39).

No Balanço Patrimonial são lançadas as principais – quando não todas, operações relacionadas ao fluxo de moeda, estoque, exigíveis e realizáveis, a curto e longo prazo entre outros, com o intuito de observar o lucro ou prejuízo ao final de um período.

Estes lançamentos são classificados e agrupados em contas divididas em duas colunas do lado esquerdo com o nome de ativo, e do lado direito dividido em passivo e patrimônio líquido. Os lançamentos nas colunas são feitos de acordo com os elementos de modo que facilite a visualização das informações nelas contidas.

“Portanto, ao olhar para um Balanço Patrimonial representado no gráfico em forma de “T”, o lado direito, lado do Passivo, composto por Obrigações e Patrimônio Líquido, revela a origem dos recursos totais que a empresa tem à sua disposição e Que estão aplicados no Patrimônio. As obrigações representam os recursos derivados de Terceiros (Capitais de Terceiros), enquanto o Patrimônio Líquido mostra a origem dos recursos derivados dos proprietários (Capitais Próprios). O Ativo revela a aplicação desses recursos totais, isto é, mostra em que a empresa investiu todo o Capital (Próprio e de Terceiros) que tem à sua disposição”. Ribeiro (2009, pg. 40)

Ativo

No Ativo concentram-se os registros dos bens e direitos de propriedade da empresa, ou seja, tudo o que propicia as atividades da empresa assim como os ganhos resultantes da comercialização de produtos ou serviços. Nessa conta é registrado, por exemplo, a compra materiais ou matérias primas utilizados para confecção dos produtos comercializados por uma indústria, ou os insumos usados na criação de gado, veículos, móveis e imóveis.

Contudo o Ativo é dividido em Ativo Circulante (curto prazo) e Ativo Não circulante (longo prazo) e o que classifica cada qual é o grau de liquidez dos elementos registrados nele.

Ativo Circulante

O Ativo Circulante é caracterizado pelas contas que estão em frequente movimentação, são valores já realizados ou que serão convertidos em dinheiro até o término do exercício social subsequente.

“Na prática, o grupo dos direitos realizáveis no curso do exercício social seguinte normalmente é subdividido em: Clientes, Outros Créditos, Tributos a Recuperar, Investimentos Temporários a Curto Prazo e Estoques”. Ribeiro (2009, pg. 44).

Podemos aqui observar as características das contas utilizadas com maior frequência dentro do Ativo Circulante.

• As disponibilidades são as importâncias disponíveis no caixa da empresa, em contas corrente ou ainda em fundos de investimento que podem ser resgatadas a qualquer momento.

• Clientes são os direitos a receber de terceiros referentes a vendas a prazo de mercadorias ou serviços.

• Outros Créditos correspondem aos demais direitos de uma empresa, que não tenha origem da venda de produtos ou execução de serviços, como por exemplo, o recebimento de aluguel de um imóvel de propriedade de uma empresa.

• Tributos a Recuperar são os direitos da empresa junto ao fisco decorrentes de impostos, taxas ou contribuições recolhidos antecipada ou indevidamente, ou ainda decorrente de Legislação que gerem direitos para a empresa com compensação e até 12 meses.

• Investimentos Temporários a Curto Prazo correspondem os valores aplicados em títulos e valores mobiliários, representativos ou não do Capital de outras empresas. Este tipo de investimento é de caráter especulativo, e serão convertidos em dinheiro seja pela venda ou mesmo resgate num período de 12 meses.

• Estoque diz respeito às aplicações de capitais destinados a produção como matéria-prima para indústria, equipamentos e ferramentas para a prestação de serviços, mercadorias para lojas e mercados entre outros.

Ativo Não Circulante.

O Ativo Não Circulante corresponde às movimentações dos recursos que gerem retorno financeiro a longo prazo (período superior a 12 meses), tem, portanto pequena ou nenhuma circulação. O Ativo Não Circulante por sua vez é subdividido em quatro partes que são:

• Ativo Realizável à Longo Prazo onde devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com