Plano De Negocios
Pesquisas Acadêmicas: Plano De Negocios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karnopp • 17/6/2013 • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 382 Visualizações
Empresa de empréstimo
Razão Social VL3
Nome fantasia Credival
É comum atrasar as contas ou ter planos financeiros que envolvam compras com um alto valor. Então como proceder em tais momentos? A melhor alternativa ao menos a mais procurada hoje em dia, é fazer empréstimos, que podem ser feitos diretamente em bancos quando se é um correntista ou diretamente com uma empresa de empréstimo.
Existe uma diferença entre crédito e empréstimo que deve ser informada. Abrir crédito é quando se quer comprar uma coisa específica como uma casa, carro, moto ou um bem maior e para isso você não vai tirar o dinheiro especificamente, mas uma carta de crédito e assim poder fazer a compra, como um cheque. O valor é cobrado em parcelas fixas e possui juros um pouco menor que no caso de empréstimos. Já os empréstimos são o que o nome sugere: pedir emprestado a uma financeira, que funciona como um banco para pagamento em parcelas fixas com juros um pouco mais altos que do crédito.
Hoje em dia, as empresas de empréstimo andam ganhando muito espaço no mercado. A solicitação de crédito no Brasil está cada vez maior e diversas empresas do ramo financeiro estão no mercado atrás de outras instituições que busquem clientes para obtenção de cartões de créditos ou empréstimos. Essa clientela pode ser composta por pensionistas, contratados pela CLT, aposentados ou empresários. Por isso, ter uma empresa nesse ramo de atividade é uma alternativa para muitos que querem empreender.
Caso você queira entrar neste ramo de empreendimento, saiba que pode estar fazendo uma boa escolha. Pode ser um bom investimento abrir uma empresa de empréstimo, pois há procura no mercado e retorno garantido. A maioria atua com crédito para aposentados e pensionistas e recebe o dinheiro diretamente do banco, que já vai descontar do salário mensal do solicitador do crédito ou empréstimo.
Concorrência e público alvo de uma empresa de empréstimo
Seu público-alvo não poderia ter sido mais amplo, pois é formado por todos que precisam de empréstimo. Entretanto, é reduzido a quem pode pagar e para isso é preciso fazer uma avaliação de crédito, para saber se o cliente tem condições de pagar o valor em questão. Não é a toa que a maioria das empresas de empréstimo que estão atuando neste setor procuram oferecer serviços apenas para pensionistas, aposentados e funcionários públicos, pois estes possuem dinheiro garantido e por meio de acordo com a Financeira o valor das parcelas já é descontado em folha.
A concorrência do mercado não é das menores, pois muitos empresários já investiram no ramo e já há grandes marcas consolidadas no cenário nacional, mas ainda pode ser uma boa opção. Entretanto, é preciso um pouco mais de estudo sobre o mercado o qual você planeja se inserir. Em alguns bairros pode haver um espaço para abrir uma empresa de empréstimo, mas lembre-se que bancos também são seus concorrentes e com marca bem confiável por contar com consolidação no mercado por mais de anos e ter força por confiança em um banco. É importante avaliar isso porque se um cliente tiver que entrar em um banco com mais de vinte anos no mercado ou em uma empresa de empréstimo que acabou de abrir no mercado, mesmo que os juros sejam menores, talvez ele não leve isso em consideração.
Documentação necessária para abrir uma empresa de empréstimo
Para abrir uma empresa de empréstimo a parte legal é muito importante. Uma dica é procurar um contador competente para ajudar a você a fazer toda a legalização da empresa em todas as suas fases, que duram cerca de dois meses para conseguir tudo e custa em média R$ 2 mil. É preciso fazer um Contrato Social de acordo com a legislação brasileira, com um ou mais empresários proprietários, solicitar um CNPJ e tudo o que está ligado a ele, fazer registro na prefeitura como instituição financeira e outros pequenos documentos relacionados ao espaço como alvará de bombeiros e vigilância sanitária.
É importante saber que toda Financeira, que é o negócio o qual você quer abrir, deve ser constituída como empresa de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão Crédito, Financiamento e Investimento. Uma empresa de empréstimo, como é uma instituição da área financeira, deve ter o registro com o nome fantasia sem constar o nome “banco”, para que não seja necessária autorização do Banco Central para ela estar a pleno vapor. Além disso, não podem constar no objeto social alguns serviços, tais como recebimentos e pagamentos de depósitos, poupança, aplicações, resgates em fundos de investimento e ainda atividades de convênios de prestação de serviços.
Mas existem outros
...