Plano De Negócios - Resumo
Artigo: Plano De Negócios - Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarisRosa • 16/3/2015 • 489 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Uma introdução ao empreendedorismo, dando dicas de como lidar com uma empresa em sua fase inicial. O primeiro assunto abordado é justamente o planejamento geral e as quatro funções do administrador, o famoso PODC.
P de planejar: onde e como chegar, O de organizar todos os recursos disponíveis, D de dirigir a organização e, por fim, o C de controlar o desenvolvimento do que foi planejado e resolver os problemas.
O Plano de Negócios em si, é um documento que contém a descrição do empreendimento, suas necessidades e metas, a fim de divulgar para possíveis parceiros, patrocinadores, bancos e outras instituições, a seriedade do empreendimento, e porque investir. Nele devem constar todas as informações que possam identificar a empresa, e como são desenvolvidas suas atividades.
Os quatro pontos essenciais da Missão, que são o benefício externo – que retrata os ganhos do cliente, o benefício próprio – que é o lucro dos sócios, o caminho – que é a maneira de alcançar os benefícios, e os valores – que são os princípios que a empresa leva em conta ao realizar suas atividades. A Missão se mostra como um fator importante para a tomada de decisões, direcionando a organização para o sucesso.
Objetivos & Metas. Objetivos são os direcionadores de curto prazo para alcançar a Missão. Já as metas são resultados numéricos, como um lucro X ou uma economia de tempo Y.
Na parte do plano operacional são tratados temas como a produção e distribuição dos produtos e serviços estabelecidos no planejamento, além das parte gerencial.
O próximo tópico aborda dois temas, matéria-prima e fornecedores, com a necessidade de confiabilidade, para garantir um bom preço e garantia de atendimento da demanda. Além da decisão de estocar ou não as matérias-primas, garantindo melhores preços, porém correndo o risco de ficar com excedentes.
Toda a infra-estrutura da organização depende de manutenção e controle, não podendo haver descuidos que possam interromper a produção, acarretando prejuízos; os recursos humanos devem ser aproveitados da melhor maneira, com aperfeiçoamento continuo e evitando sobrecarregar funcionários, contratando sempre que necessário.
A estrutura organizacional é a parte interna da empresa, união de tudo que deve ser planejado para alcançar o produto final. Dentro dessa estrutura existe um comando, uma hierarquia, e uma divisão clara de tarefas, departamentos e funções específicas.
Planejamento financeiro lida com a soma de recursos, e a maneira que eles são utilizados. Através dele que são controladas todas as despesas, tanto administrativas quanto operacionais. Um controle financeiro é o que decide a sobrevivência da organização, saber onde gastar e obter recursos, calcular o ponto de equilíbrio – a situação onde não há lucro e nem prejuízo. Manter sempre recursos para os investimentos nos próximos períodos. E gerar o lucro que os sócios aguardam.
O curso é um bom direcionador para quem está iniciando no mundo dos negócios, dando uma visão geral dos principais métodos de controle e planejamento, tocando em pontos que não devem ser deixado de lado na hora de iniciar um negócio.
...