Plt Economia Cap 1 A 3
Trabalho Universitário: Plt Economia Cap 1 A 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilsonherrerias • 12/11/2014 • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 512 Visualizações
Capitulo 1
1- porque os recursos produtivos ou fatores de produção sao limitados, e as necessidades humanas ilimitadas e sempre se renovão.
2- ela expressa a capacidade maxima de produção da sociedade.
3-
4- essa economia de mercado nao tem interferencia do governo, sao os agentes economicos familias e as empresas. Numa economia de mercado as familias sao proprietarias dos fatores de produção e os fornecem as unidades de produção que sao as empresas no mercado dos fatores de produção. As empresas fornecem as familias os fatores combinados e producao bens e servicos, sendo os fatores basicos de producao mao de obra terra e capital.Esses fatores de producao sao denominados fluxo real da economia
Ja no fluxo monetario da economia, só se torna possivel com a presença da moeda, que é utilizada para a remuneração dos fatores de producao.
No fluxo circular de renda, podemos observar que cada um dos mercados atuam conjuntamente as forcas da oferta e demanda que determinam o preço, assim no mercado de bens e servicos formam se preços e no mercado de fatores de produção sao determinados os precos dos salarios, juros, alugueis, lucros.
No mercado de fatores de produção decide se pra quem produzir e no de bens e serviços determinam se o que e quanto produzir.
5- bens de capital: sao utilizados na fabricação de bens, mas nao se desgastam totalmente no processo de fabricação. Maquinas e equipamentos de instalação
Bens de consumo: sao destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas podendo ser classificados pela sua durabilidade, que sao duraveis como fogão e geladeira e nao duraveis como alimentos.
Bens intermediarios: sao os bens utilizados na fabricacao, materias primas que se transformam totalmente no processo produtivo.
Fatores de produção: os fatores de produção são os elementos basicos utilizados na produção de bens e serviços, terra trabalho e capital.
6- com a utilizaçao da matematica pode se dar base aos estudos estatisticos, pois os estudos parametricos e nao parametricos tem como pressoposto basico e essencial a matematica(probabilidade) e a aritmetica e as estatisticas sao uma ferramenta utilizada em varios setores organizando dados e pesquisas com informações claras e objetivas.
Capitulo 2
1- A riqueza para os mercantilistas consistia em acumular riquezas de uma nação, insentivar o comercio exterior e entesourar riquezas atraves do acumulo de metais preciosos.
A riqueza fisiocrata surgiu como reação ao mercantilismo, os fisiocratas acreditam que a maior riqueza que o homem pode ter é a da terra que os fornece tudo que é necessario, que atraves de uma ordem natural fazia com que o universo fosse movido por leis naturais.
A riqueza para os fisiocratas consistia em tudo que era produzido com ajuda da Natureza, tais como lavoura, pesca e mineiração.
2- O economista mais destacado foi Adam Smitch, e suas principais ideias eram que ele tinha uma visao harmonica do mundo real, o qual ele defendia que a atuação da livre concorrencia levaria a sociedade ao crescimento economico, dizia que era como se uma mão invisivel orientasse todas as decisões da economia, sem necessidade da atuação do governo, a defesa do mercado como regulador das decisões economicas de uma nação traria muitos beneficios para a coletividade, o chamado liberalismo.
Considerava que a causa das riquezas é o trabalho humano e que para aumentar a produção era necessario a divisão de trabalho, onde alguns se especializariam em algumas tarefas.
3- A teoria das vantagens comparativas diz que pode ser benefico o comercio entre dois paises, pessoas ou regiões, mesmo que um deles seja mais produtivo na fabricação de todos os bens, nao importando o custo absoluto de produção e sim a razao da produtividade que cada pais possui.
Esta teoria foi criada por David Ricardo
4- A teoria da lei de Say diz que a oferta cria sua propria procura, ou seja, quanto maior a produção maior a renda dos trabalhadores e empresarios que étransformada na compra de outras mercadorias ou serviços, enquanto o principio Keynesiano da demanda efetiva precisa ser comprendido em seu tempo de acontecimento, onde a economia do pais se encontrava em um momento critico após a quebra da bolsa de valores onde o numero de desemprego tomou proporções elevadissimas, sua visao se torna neste momento oposta a lei de Say pois diz que um dos principais fatores responsavel pelo volume de emprego é o nivel de produção nacional de uma economia, determinado por sua vez demanda agregada ou efetiva.Para Keynes, na situação
...