Podc
Artigos Científicos: Podc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegocampos • 6/10/2013 • 865 Palavras (4 Páginas) • 1.404 Visualizações
PODC – PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR
AULA 2 – 23.02.06
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
1. Administração como Ciência – o ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da Administração, substituindo o empirismo (baseando-se em experiências próprias) e a improvisação, por técnicas científicas. Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração com o intuito de formar administradores. (o que era novidade em sua época).
2. Teoria da Organização – a Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura. Essa concepção foi influenciada pelas concepções antigas de organização, como a militar e eclesiástica, tradicionais, rígidas e hierarquizadas. Para Fayol, a organização abrange o estabelecimento da estrutura de forma, portanto, estática e limitada.
3. Divisão de trabalho e especialização – A organização se caracteriza por uma divisão do trabalho claramente definida. A divisão do trabalho é a base da organização, é a própria razão da organização. A idéia era de que as organizações com maior divisão de trabalho seriam as mais eficientes. Enquanto a Administração Científica se preocupava com a divisão do trabalho no nível do operário, dividindo as suas tarefas, a Teoria Clássica se preocupava com a divisão no nível dos órgãos que compõem a organização, como departamentos, divisões, seções, etc.
4. Coordenação – Para Fayol, a coordenação é a reunião, a unificação e harmonização de toda a atividade e esforço. A idéia básica era de que quanto maior a organização, maior a divisão do trabalho, tanto maior será a necessidade de coordenação para garantir as eficiência da organização como um todo.
5. Conceito de linha – Fayol dava preferência pela organização linear, que constitui um dos tipos mais simples de organização. A organização se baseia nos princípios de:
- Unidade de comando – cada pessoa tem um único e exclusivo chefe;
- Unidade de direção – todos os planos devem ser integrados aos planos maiores que conduzem a organização;
- Centralização da autoridade – toda autoridade máxima de uma organização deve estar concentrada em seu topo;
- Cadeia escalar – autoridade disposta em uma hierarquia, de maneira que todo nível hierárquico esteja subordinado ao nível hierárquico superior.
6. Organização linear - é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Na organização linear os órgãos que compõem a organização seguem rigidamente a autoridade de comando. Para dar apoio são criados órgãos prestadores de serviços, denominados órgãos de “staff” ou assessoria. Os especialistas de “staff” aconselham os gerentes em suas áreas de especialidade.
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Fayol definiu os elementos que compõem a Administração como: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Porém seus seguidores não aceitaram os elementos da Administração como ele havia afirmado.
1. Elementos da Administração para Urwick
Para Urwick as funções do administrador são sete:
- Investigação
- Previsão
- Planejamento
- Organização
- Coordenação
- Comando
- Controle
Urwick apenas desdobrou o primeiro elemento de Fayol, previsão, em três: investigação, previsão e planejamento.
2. Elementos da Administração para Gulick
Gulick propõe sete elementos da Administração:
- Planejamento (planning) – consiste em traçar as linhas gerais do que deve ser feito e dos métodos para fazê-lo;
- Organização (organizing) – é estruturar, definir as atribuições visando um determinado objetivo;
- Assessoria (staffing) – é a função de preparar e treinar o
- pessoal;
- Direção (directing) – é a tarefa de tomar decisões transformando-as em ordens
...