Por Que As Empresas Fracassam
Artigos Científicos: Por Que As Empresas Fracassam. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: job.macedo • 25/3/2015 • 404 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
Por que as empresas fracassam?
O acervo de informações disponível sobre empresas de sucesso é extremamente vasto, inclusive o próprio Sebrae/PR possui várias edições denominadas “Histórias de Sucesso”. A importância de disseminar os casos de sucesso e como as pessoas e empresas prosperaram é legítimo e também contribui para o empreendedorismo em nosso país. Uma vez motivadas por vários exemplos de sucesso, as pessoas conseguem empreender baseadas em referências que deram certo e assim evitarem erros em seu percurso.
Mas é possível evitar falhas somente conhecendo modelos de sucesso? E se o empreendedor também conhecer os motivos de fracasso? Pouco se fala em motivos de insucesso ou o porquê as empresas fracassam. Oras, conhecendo de perto os riscos é possível planejar melhor, analisar a viabilidade econômica de em empreendimento com mais cuidado, ou até, tomar a decisão de não abrir determinado tipo de negócio.
O primeiro motivo que nos vem a mente quando pensamos, porquê as empresas fracassam é o cenário econômico desfavorável ao setor, ou, falta de apoio do governo, falta de crédito, etc. Sinto em revelar que estes fatores contribuam sim, para o fracasso de uma empresa, no entanto não estão entre os principais motivos de fracasso.
O Sebrae/SP, realizou uma pesquisa que estabelece um ranking dos principais motivos de fechamento de uma empresa, confira abaixo:
1º Lugar: Falta de comportamento empreendedor: a pessoa não possui características básicas de um empreendedor. São atitudes fundamentais para empreender, como por exemplo: persistência, comprometimento, busca por informação, e resultam na motivação e paixão pelo negócio.
2º Lugar: Falta de Planejamento Prévio: abre-se a empresa sem um planejamento prévio, sem calcular nos riscos e criar possibilidades, antes mesmo da empresa constituir. Assim, quando a empresa se depara com um problema, são tomadas decisões com pouco pensar e sem o tempo necessário para a tomada de decisão.
3º Lugar: Pouca Gestão Empresarial: Deficiência na gestão financeira, na gestão do marketing, na forma de contratar e remunerar a equipe e na forma de produzir e administrar a empresa. Uma boa ideia não se administra sozinha, é preciso investir em gestão e ter pessoas capazes de desempenhar suas funções corretamente.
Estes são os três principais fatores, políticas de apoio e conjuntura econômica aparecem em quarto e quinto lugar respectivamente.
Resumindo, se você possui algumas das fraquezas acima tome cuidado! Antes de empreender dedique um tempo para se conhecer melhor. Espelhe-se nas histórias de sucesso, mas tome cuidado para não tropeçar nos mesmos lugares dos que já caíram.
...