Portífólio 1 - Operações E Projetos Gerenciais
Trabalho Universitário: Portífólio 1 - Operações E Projetos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andershow • 7/3/2014 • 1.701 Palavras (7 Páginas) • 302 Visualizações
ATIVIDADE PROPOSTA
Parte I – O Monge e o Executivo
1. No Livro: O Monge e o Executivo - no capítulo três, os temas voltam-se para a percepção primeira que temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos. Apresente uma análise de que maneira o conteúdo desse capítulo, pode ser usado na elaboração de um plano de negócio. ( pontuação máxima 2,0)
Resposta: O conteúdo do capítulo três é de suma importância para a elaboração de um plano de negócios eficaz, pois trata-se de um dos pontos principais para a obtenção de resultados satisfatórios para a organização: a liderança. Neste capítulo mostra as principais características de uma liderança que consegue a influência de seus colaboradores sem praticar o autoritarismo, fazendo com que o líder consiga obter a dedicação dos mesmos e ao mesmo tempo proporcioná-los a satisfação em desempenhar as tarefas que lhe foram propostas. O capítulo também relata a importância de respeitar e procurar entender as opiniões contrárias e que as coisas nem sempre são o que parecem ser. Um líder que tem influência de seus colaboradores, que é servidor e sabe ouvir opiniões contrárias, extraindo os pontos positivos de cada uma delas, com certeza é um dos pontos principais para que a estratégia e plano de negócios tenha sucesso.
2. No capítulo, “O ambiente”, John, em sua conversa com Simeão, fala sobre suas dificuldades de amar a si mesmo e aos outros. Simeão, então com sabedoria lhe fala sobre o amor, sobre Deus e sobre a fé, mostrando-nos o quão complexo é viver. Destaque quais são os valores instrumentais e terminais de Simeão e os dos componentes do grupo do projeto integrador. (pontuação máxima 2,0)
Resposta: Simeão explica a todos o quão é importante um bom ambiente de trabalho, portanto, podemos observar que ele assemelha um jardim a vida corporativa dos indivíduos, onde cita que para se ter um bom jardim e colher bons frutos é necessário cuidar da terra, adubar, regar, ter paciência, e por fim as plantas irão crescer e dar frutos. Desta mesma maneira acontece no ambiente corporativo, pois o gerente deve observar como esta o ambiente de trabalho, observar quais são as NECESSIDADES (e não vontades) dos colaboradores e atende-las, verificar também qual é o funcionário problema e verificar se é viável mantê-lo dentro da organização.
Simeão também cita a seguinte frase “Amai o próximo, como a si mesmo”, isto significa que devemos respeitar, ter consideração, elogiar, enfim, tratar todos os indivíduos como gostaríamos de ser tratados.
Podemos analisar como é importante a boa convivência e entrosamento dos integrantes do grupo do Projeto Integrador, ajudar aos que tem dificuldades, respeita-los, pois sabemos que estamos lutando por um objetivo comum, e juntos alcançaremos esta vitória de forma que agregaremos um maior conhecimento com o trabalho em grupo.
Por fim citarei alguns Valores Instrumentais e terminais:
Valores terminais
Amor
Harmonia interior
Segurança familiar
Reconhecimento social
Amizade verdadeira
Valores instrumentais
Sacrifício
Responsabilidade
Honestidade
Ser prestativo
Respeito
3. Qual a única regra que Len Hoffman estabeleceu ao grupo por ocasião dos encontros? Justifique se essa regra é praticada em grande parte das empresas e por quais razões? (pontuação máxima 1,0)
Resposta: Len Hoffman estabeleceu ao grupo a regra de se expressarem sempre que for necessário e que tiverem vontade de expor suas opiniões e contribuir com os demais do grupo.
Existem empresas que conseguem alcançar grandes avanços praticando essa regra de Len Hoffman, mas em sua grande parte essa ação não é utilizada, pois sempre prevalece a voz e a opinião de quem tem poder e autoridade. Essa regra é muito útil e necessária para agregar algumas alternativas, solucionar problemas, formar ideias que possam ser usadas e implementadas para execução das tarefas e para o crescimento da empresa.
Parte II – Missão, visão e valores.
4. Apresente três citações de diferentes autores do conceito de missão. Relate o entendimento do grupo sobre estas citações, e a seguir apresente a missão da empresa do projeto integrador. (pontuação máxima 1,0)
Resposta: Missão 1 “ É a razão pela qual a organização existe ou foi criada e sobre a função ou tarefa fundamental que dela se espera.” ( Merhi Daychow)
Missão 2 “Para Trogiani (2006), missão é a definição, em termos bem amplos e gerais, da razão de ser do empreendimento, devendo conter cinco pontos básico: expressão do beneficio externo, a contribuição para a sociedade, o beneficio próprio, o que se espera ganhar com o empreendimento, o caminho para realizar o beneficio interno e externo e os valores e princípios que embasam as atividades do grupo.” (Egon Walter Wildauer.)
Missão 3 “Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.” (Philip Kotler)
Entendimento do Grupo: O entendimento do grupo com relação a missão é que esta representa a razão pelo qual a organização existe, qual é o seu propósito e objetivos. Ela é a diretriz que o colaborador recebe para que os propósitos da organização sejam alcançados, ou seja, o caminho que a empresa irá trilhar em direção à visão, que é tornar o sonho do empreendedor em realidade.
Missão do Projeto Integrador: Fornecer produtos para todas as classes sociais, como consequência trazer riquezas de maneira sustentável, assim agregando valores aos nossos colaboradores, fornecedores e clientes.
*O entendimento do grupo com relação a missão é que esta representa a razão pelo qual
...