Processos Administrativos
Artigo: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pesquisador • 22/9/2013 • 2.590 Palavras (11 Páginas) • 320 Visualizações
Anhanguera Educacional
Desafio de “Processos Administrativos”
Anhanguera Educacional
Desafio de “Processos Administrativos”
Desafio de aprendizagem apresentado à professora Tutora do curso de Administração a distancia da Anhanguera educacional.
Resumo
Neste desafio apontaremos o planejamento como principal ferramenta do administrador; o propósito e as dimensões da Organização como função do Processo Administrativo; a direção e o Controle como funções do Administrador e sua importância para as demais funções do Processo Administrativo; e por fim a forma do Administrador como agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organização e potencial direcionador dos esforços das pessoas, como possuidor de um conjunto de competências e habilidades essenciais. O presente trabalho define o que é o planejamento, os tipos de planejamento e a visão de três autores sobre o assunto, mostrando a importância de que para o sucesso de tal é preciso que todas as etapas estejam interligadas, mesmo quando há divisão hierárquica.
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo Data 02 / 04 / 2012
Curso Administração Semestre 3º
Turma ADM Módulo/disciplinas Direito e legislação
Tutor presencial/Professor Local
Alunos (as)
RA
Processos Administrativos
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Introdução
O processo administrativo é o meio pelo qual o Estado estabelece normas gerais e
isonômicas para alcançar a solução da lide (conflito) entre a Administração Pública e qualquer outro interessado, podendo ser dois entes da por via legal, sendo definida por conjunto de princípios e normas jurídicas que regem a solução de conflitos de interesses por meio do exercício do processo Administrativo. Ele um caráter instrumental, e buscam garantir a legalidade dos atos administrativos.
O art. 1° da lei 9874/99 estabelece que o processo Administrativo tem por escopo a
proteção dos administrados à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor
cumprimento dos fins da Administração, determinando assim as diretrizes do processo
administrativo. Marcelo Alexandrino nos lembra de que o processo administrativo tem função de normas gerais, sendo aplicada subsidiariamente. O que significa que, sempre que houver lei específica disciplinando sobre processo de determinada área (como no caso do processo administrativo federal de determinação e exigência de créditos tributários), ela só vai ser utilizada naquilo que a lei não disciplinar, e caso não existe lei específica, ela vai ser utilizada integralmente.
O processo administrativo é utilizada em toda Administração direta e indireta Federal
e nos outros poderes quando estiverem atuando na função atípica de executivo
Tipos de Planejamento(por CHIAVENATO)
São processos que consistem na análise sistemática da situaçã atual e das ameaças e oportunidades futuras visando a formulação de estratégias, objetivos e ações.
Objetivos do Planejamento Estratégico
• Estabelecer um quadro de referência para o planejamento mais detalhado e para as decisões administrativas do dia-a-dia diminuir o risco de tomar uma má decisão.
• Integração de decisões isoladas num único plano.
• Criação de espaços futuros de ação p/ evitar pressões.
• Criação e manutenção de potenciais competitivos.
Seguem os tipos de planejamento
Planejamento estratégico Ideológico
Definição:Filos Ciência que trata da formação das idéias. 2 Tratado das idéias em abstrato
As empresas que possuem este tipo de planejamento querem crescer ou aumentar seu faturamento, almejar novos mercados, mas na verdade não praticam o simples, que é colocar no papel e traçar um plano.
Planejamento estratégico acaso
Definição:Acontecimento incerto ou imprevisível; sucesso imprevisto, casualidade, eventualidade. 2 Caso fortuito. 3 Destino, fortuna, sorte. 4 Filos Acontecimento que não tem o grau de determinação normal que o homem poderia prever. adv Porventura, quiçá, talvez. Ao a.: sem reflexão; a esmo, inadvertidamente, à toa.
Embora seja realizado um planejamento de forma organizada, colocando a idéia no papel, fazendo um estudo sobre o assunto, traçando objetivo dentro do planejamento e gerando metas, o mesmo não é monitorado e fica ao critério de forças externas ou sorte a condução e o sucesso do planejamento. A falta de monitoramento leva a descrença dos envolvidos e falhas no curso do planejamento. Pode-se até obter sucesso, mas não foi de uma maneira controlada. Caso não sejam realizadas avaliações periódicas da situação, não há como garantirmos o sucesso. Lembre-se: nosso corpo se movimento conforme informações que passamos para ele, fora isso o mesmo não adivinha para onde você quer ir.
Planejamento
...