Processos Administrativos
Casos: Processos Administrativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: inacylene • 26/9/2013 • 1.220 Palavras (5 Páginas) • 320 Visualizações
Processos administrativos
A organização como a função administrativa de organizar
É parte do processo administrativo a organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursoso e os órgãos incubidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles. A organização constitui a segunda das funções administrativas vindo após planejamento e antes da direção e do controle. A tarefa basica daorganização é estabelecer a estrutura organizacional. Existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical que conduz aos niveis de hierarquia e a especialização horizontal áreas de departamentalização.
Tornando a empresa de pequeno porte mais competitiva
Utilizando o PDCA que é algo extremamente simples e por ser simples pode ser usado a favor da pequena empresa, PDCA significa Planejar, Fazer, Checar e Agir. Trata- se de um fundamento de gestão pela qualidade total que pode ser aplicado em qualquer empresa é a forma mais simples de planejar ações para o futuro e implementar mudanças. Tudo se baseia no principio de que as pessoas, processos, produtos, formas de operção e as tarefas de uma organização sempre podem e devem ser aprimorados exemplos de como o PDCA funciona:
P: Planejar detalhadamente suas atividades e estabelecer metas para tudo, álem de como realizar.
D: Fazer como planejado, coloque o planejamento em prática. Treine e abilite as pessoas para executar as tarefas corretamente requeridas pelo planejanejamento.
C: Cheque se o que foi realizado estava de acordo com o planejamento, com acompanhamento e avaliação criando indicadores de medição de desempenho.
A: Aja corrija no caso de a checagem apresentar problemas ou diferenças entre o realizado e o planejado e descubra porque as metas não foram atingidas.
O PDCA é uma ferranta de grande utilidade para gerenciamento de negocios. Por isso donos de pequenas empresas podem usar não é nescessario ser um expert em marketing para isso. Ele pode ser utilizado em toda e qualquer situação que demande aprimoramento, por ser tão amplo e tão simples utilize em empresas e o resultado será gratificante e não demorarão ser percebidos.
A importância da direção
Para algumas pessoas administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar essas são as mais importantes funções de um administrador. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados.
A Abrangencia de Direção: Digirir significa interpretar os planos para os outros e dar intruções sobre como executa-lós em direção aos objetivos a atingir. A direção se divide em tês niveis que são institucional, intermediario e operacional.
O Comportamento: O comportamento do trabalhador conclui que existe profundas deferenças de estilos de direção que depende da visão do administrador em relação aos seus subordinados.
Formação por Equipes ou Grupos: A direção separa pessoas e conduz a uma função que melhor lhe cabe essas pessoas podem ser agrupadas por grupos e equipes. O grupo tem desempenho mais favoravel em tarefas complexas. As equipes tornam as organizações mais flexiveis e ágeis no ambiente pleno e competitivo.
Administração Participativa: Consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa não apenas com funcinários mas com clientes e usuarios. Construindo uma organização participativa em tadas as áreas.
Para se obter êxito na direção de uma organização o administrador precisa estabelecer objetivos, planejar a forma que será executada todo o processo e também precisa ser um bom líder desenvolvendo a confiança das pessoas, estimulando mudanças e estabelecer prioridades. Assim os objetivos da organização serão alcançados e todos se sentiram recompensados.
Planejamentos
Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos.
Planejamento Estratégico
Definir: visão e missão do negócio
A Visão: É a direção em que a pequena empresa pretende seguir, ou o que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.
A Missão: A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz a base para definição da Missão:
fazer o que, para quem, qual o público? e de que forma.
Analisar o Ambiente Externo: Uma vez declarada a visão e missão da empresa devemos conhecer as partes do ambiente, monitorar para atingir suas metas. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores,
...