Processos Administrativos
Dissertações: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexandrevbarros • 14/10/2013 • 4.842 Palavras (20 Páginas) • 336 Visualizações
INTRODUÇÃO
A seguir estudaremos os Processos administrativos, que estão divididos em duas etapas: Planejamento com foco empresarial, organizacional e de direção, o Planejamento trata-se da formulação de objetivos para a seleção de ações e para sua execução, fizemos uma comparação dos artigos de dois professores acadêmicos que falam a respeito da importância do planejamento nas rotinas do administrador que deseja obter sucesso em sua gestão.
No tema Organização da ação empresarial, fizemos uma pesquisa sobre o conceito do planejamento nas organizações e relatamos as funções de planejamento e de organização.
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Planejamento é um processo estruturado visando o estudo sobre o futuro, possibilitando direcionar decisões antecipadamente. É uma atividade permanente e contínua, que se desenvolve de modo ordenado e racional, sistematizando um processo de tomada de decisões, com vista ao alcance de objetivos que permitirão aperfeiçoar a futura posição da instituição, a despeito de mudanças aleatórias ou organizadas no meio ambiente futuro. Definir o estado futuro desejado par ao empreendimento
Características do Planejamento Estratégico.
Abaixo apresentamos as características fundamentais do planejamento:
Projetado a longo período, pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase sempre seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos para frente. Em outros casos, 10 anos ou mais.
Esta voltada para as relações entre a empresa e o ambiente de tarefa.
Envolve a empresa como um todo.
Etapas do Planejamento Estratégico
Abaixo as características que tempos em algumas etapas do planejamento estratégico:
Determinações dos objetivos: objetivos são as preensões ou propósitos da empresa, os quais, em conjunto definem sua razão de ser ou de existir.
Analise do ambiente geral: o ambiente geral envolve fatos que influenciam todas as organizações em qualquer distinção, embora com diferentes impactos.
Fatores constituem aspectos do ambiente geral:
1. Fatores tecnológicos;
2. Fatores políticos;
3. Fatores econômicos;
4. Fatores legais;
5. Fatores sociais;
6. Fatores demográficos;
7. Fatores ecológicos.
PLANEJAMENTO TÁTICO
O Planejamento Tático distende a tática em ações do dia-a-dia, ou seja, na empresa são ligado as ações específicas, praticadas a curto prazo, por pessoas ou pequenos grupos funcionais.
É m processo crescido com o objetivo de alcançar uma determinada situação desejada, de modo mais eficiente e eficaz, otimizando o esforço e recursos existentes na organização. Para isso, existem diversos níveis de planejamento praticados por uma organização. O planejamento é um processo gerencial, ou seja, pensar em planejamento significa, portanto, pensar em gerenciamento.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O Planejamento Operacional preocupa-se basicamente com ‘o que fazer’ e com o ‘como fazer’ no nível em que as tarefas são executadas. Este é conhecido como o planejamento dos meios e recursos a serem utilizados para a realização de objetivos. Sendo assim, podem ser feitos em etapas, que é um procedimento sistemático eficiente. Primeiro deve-se analisar os objetivos e fazer uma lista deles e que outras atividades serão necessárias para completar os objetivos. Uma técnica muito usada nesta etapa é o brainstorming, que é uma técnica usada em equipes, onde os integrantes da equipe pensam criativamente sobre determinado assunto e as idéias que vão surgindo são escritas.
Desse modo prevêem-se melhor as atividades que terão que ser feitas e quais os inconvenientes que surgirão. Após esta análise deve-se planejar o tempo que será gasto em cada uma das atividades.
Considerações Finais
De acordo com os artigos “veja o futuro antes”: Roberto Shinyashiki conta que o verdadeiro empreendedor consegue avistar o que está escondido nas entre linhas, ou seja, planeja antes de tudo. Estes sabem que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, porém não esquece que a outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro. Partindo da idéia do segundo artigo: “o desafio do administrador do futuro” Prof° Paulo Barretos dos Santos, diz um complemento que o Administrador do futuro vai ser um jovem ambicioso, sem muitos experiências quanto ao administrador de hoje, porém com maior conhecimento acadêmico e tecnológico. Considerando estes artigos podemos concluir que o planejamento na vida de um administrador, parte simplesmente de sua atitude e conhecimento, sobretudo na eficiência e eficácia nos desafios propostos. Planejar é fazer algo consistente sempre embasado em maximização de resultados. De acordo com o grupo ambos os artigos trazem a mesma influência e correlação sobre o administrador da atualidade. Descrevem também, a importância da dedicação acadêmica, atualização e adaptação as novas exigências de mercado.
PESQUISA COMPARATIVA
Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (idéias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcionais também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias e o Plano Operacionais que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.
Comparação: No livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado
...