Processos Administrativos
Dissertações: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sinesia1987 • 2/9/2014 • 5.737 Palavras (23 Páginas) • 235 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
3º SEMESTRE – FAC UNIDADE I
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATPS – Processos Administrativos
PARTICIPANTES:
Ednólia Alves Chaves RA 6582330572
Rosineide Luchi RA 6789430050
Sinésia Lima RA 6787403535
PROFESSOR EAD:
TUTOR A DISTÂNCIA:
TUTOR PRESENCIAL:
Campinas – S.P.
2014
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir abordará os tipos de planejamento e sua utilidade dentro de empresas nos mais diferentes ramos de atuação, pois, com o passar dos anos as organizações vem buscando a perfeição em seu modo de conduzir suas atividades. O planejamento traduz o futuro de uma empresa, e os objetivos organizacionais é a mola mestra de sua administração.
Os objetivos estratégicos são divididos em objetivos táticos e operacionais.
Falaremos a respeito das características de futuros e bons administradores que veem o futuro antes dos outros e como isso influencia na sua carreira e no futuro da empresa que administram. O trabalho apresenta a função do administrador, sua posição diante da organização e da sociedade, as ferramentas de gestão que ele tem a sua disposição como usa-las em todas as áreas da empresa e também as implicações éticas sobre os impactos que as decisões do mesmo provocam no indivíduo.
Processos Administrativos
ETAPA 1
Planejamento
Planejamento é uma forma de organizar ideias sobre algum tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado.
O planejamento traduz o futuro de uma empresa. E os objetivos organizacionais são a mola mestra da administração. Este assunto remonta a milhares de anos, pois a arte da guerra sempre foi à grande fonte de inspiração para os estrategistas, conforme Costa (2005). De acordo com o dicionário da língua portuguesa "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.
Trazendo este conceito para a Administração, conforme Chiavenato (2011), “o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.”
O planejamento abrange a totalidade da empresa e atua conforme os níveis da organização.
Por sua vez as organizações procuram alcançar seus objetivos e a partir daí evitam possíveis conflitos e criam condições de união entre eles.
A missão da organização é cumprir o que a empresa se propõe a fazer, e para quem fazere , é o propósito de sua existência e sua visão, o que ela pretende do futuro. Ambas devem ser cuidadosamente definidas e divulgadas entre todos os membros da organização para que haja harmonia e sinergia de esforços, ou seja, sistema de esforços cooperativos entre os colaboradores.
Planejar, portanto é uma atividade inerente ao ser humano. A história do planejamento estratégico passa pela atuação do Estado, particularmente do estamento militar, que a partir de estratégias pré-definidas estabeleciam planos que se transformavam em ações no teatro de operações.
Existem três níveis de objetivos organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais, os três níveis se relacionam com objetivos da organização, seja com a organização como um todo, ou com cada divisão ou unidade da organização ou com cada tarefa ou operação a ser executada dentro da organização. Os objetivos estratégicos são divididos em objetivos táticos e operacionais.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
Planejamento Estratégico: É o planejamento realizado no nível institucional da empresa, ou seja, é responsabilidade dos níveis hierárquicos mais elevados da empresa.
Tem como características, ser projetado para longo prazo, voltado para a empresa e seu ambiente de tarefas envolvendo-a como um todo. É um conjunto de decisões que afetam toda a empresa por longos períodos de tempo. Outras definições de planejamento estratégico segundo:
(Kotler,1992 ) “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa bem como as mudanças e oportunidades de mercado”.
O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.
(Drucker ,1977) define Planejamento Estratégico como um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões minimizando riscos.
(Oliveira – 2007) O planejamento estratégico “como um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada”.
Fica claro que o planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas que por si só são insuficientes, mas quando
...