Processos Decisorios
Casos: Processos Decisorios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ADNAGONCALVES • 18/4/2014 • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS DECÍSORIOS
RESUMO SOBRE ORCAMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO ESTATAL
Trabalho de Processos decisório
Um resumo sobre Orçamento
Em uma Organização Estatal
Universidade Paulista – UNIP
Professora Elisabete
MANAUS
2013
FICHA CATALOGRAFICA
MANAUS
2013
RESUMO DE PROCESSOS DECISORIOS
ORCAMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO ESTATAL
Para iniciar o processo de orçamento da Estatal S/A a diretoria procurou em primeiro lugar verificar identificar quais seriam os reais objetivos.
A elaboração do projeto foi desenvolvida por subunidade com atribuições pré-estabelecidas para que se ajudassem mutuamente, uma unidade gestora, uma unidade de controle uma ou mais unidades executantes. A unidade gestora responsável pelos negócios e recursos e as subunidades executantes responsáveis pela operacionalização dos orçamentos.
A elaboração do orçamento foi dividida em duas etapas uma de proposição outra de convergência.
Fase de proposição para elaborar metas limites e recursos para a sua atividade no ano de 2004, essa fase foi elaborada tanto pelas subunidades gestoras como pelas subunidades executantes.
Na fase de convergência houve um processo de alinhamento de valores, pois as subunidades divergiam em algumas questões a esse respeito.
Logo que consideraram que as decisões em nível de subunidades se esgotaram, transferiram o projeto para a diretoria para que fossem feitos alguns ajustes e encaminhassem à aprovação formal de cúpula.
Fatores de racionalidade
Para calcular valores foi feita uma base em vários indicadores de mercado naquele momento dentre eles: cenários macroeconômicos, juros, câmbio, inflação, também analisaram a concorrência para era maior segurança em seu projeto.
O fator impessoalidade até chegou a serem citado durante as decisões a penas com o objetivo de definir como poderiam a incentivar os funcionários a produzir mais.
No processo de escolha racional existiam vários fatores que influenciavam negativamente para escolhas racionais muitas vezes sem a possibilidade de verificar quais as consequências desses fatores internos e externos nesse caso, como citado anteriormente foi necessário tomar como base em indicadores, e outros trabalhos anteriores selecionar algumas alternativas dentre varias e dentre essas escolher a considerada como melhor opção.
Quanto aos padrões e processos organizacionais foi necessário um grande planejamento formal, nesse nível do projeto houve alguns cortes, tanto nas ideias iniciais como também nos valores com o intuito de desonerar ao máximo o orçamento, pois existem algumas despesas que não teria como definir um valor fixo, pois apenas poderiam se basear numa media do mercado dentre elas estão às despesas com pessoal.
No processo de orçamento o fator de aprendizagem organizacional se manifestou dentro das limitações, ou seja, conforme foram surgindo os problemas dentro do projeto, as soluções foram sendo aplicadas para resolvê-los, com e sempre ganhando experiência com os erros e acertos.
No fator estrutura foi destacado o papel de cada subunidade, o desempenho de suas funções e quais recursos seria necessário para o desempenho das funções designadas a cada subunidade, sempre visando à contenção de despesa e a maximização dos lucros como a divisão foi por subunidades, cada uma das subunidades era responsável por uma parte do projeto, segundo o cronograma já pré-estabelecido.
Como ponto de partida para previsibilidade de valores a empresa por meio de seus gestores se baseou em projetos anteriores para fazer a projeção de valores futuros, pois a meta não poderia ser menor que o que já havia sido alcançado anteriormente, pois os fatores mudam continuamente tanto no macro ambiente como no micro ambiente.
Alguns fenômenos políticos ocorreram no processo decisório da Estatal S/A mesmo o orçamento sendo uma ferramenta de gestão, dentre eles foram identificados, negociação persuasão, interesses e influencias externa;
Negociação e persuasão para que chegassem a um consenso a respeito das metas e valores, os responsáveis pelas subunidades em seus projetos sempre deixavam uma pequena margem em seus projetos para
...