Processos Gerenciais
Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llulimat • 23/3/2014 • 637 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
PROCESSOS GERENCIAIS
Joara da Costa B. Victório RA 7629725749, Joelma S. de Oliveira RA 6274261589, Karine S. Cardoso RA 6271291883, Lilian Vicentainer RA 6451296557, Luciana Lima Alegrussi RA 6238200605, Priscila Alegrussi Lucchini RA 7627718278
DEFINIÇÕES: ETAPA 1 e 2
Professora: Ana Paula
São Bernardo Campo, 25/09/2013
REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA B.O.N.I.T.A.
O presente relatório discorre a respeito de alguns conceitos fundamentais para reestruturação da empresa B.O.N.I.T.A. Começaremos tratando a respeito das habilidades, e para tanto, citaremos trechos da matéria publicada na revista exame, com Fabio Marra, diretor de recrutamento executivo da empresa Mariaca. Tratando das principais habilidades de um gestor de sucesso:
• Adaptabilidade - Não importa onde, o bom líder sabe se adaptar às regras de qualquer companhia que saiba o que faz, para quem e onde quer chegar.
• Resilência - O executivo resiliente sabe que a pressão faz parte do jogo. E tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem, diga-se de passagem.
• Interatividade - É claro que líderes de cargos estratégicos precisam se cercar de pessoas confiáveis e competentes no que fazem. Mas seu maior diferencial é saber manter essas pessoas ao seu lado e fazer com que eles se inspirem no chefe que tem.
• Polivalência - Da mesma maneira que o bom líder sabe se adaptar aos vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos.
• Ponderação - Ponderar as melhores alternativas para ele, a companhia e demais envolvidos é uma habilidade essencial para que o executivo tenha sucesso nisso.
Segundo Chiavenato, ‘as empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro’.
Já para Anan Jr e Amorim: ‘A empresa é uma organização envolvendo pessoas e bens, de maneira geral, com o objetivo de lucro, crescimento, multiplicação, sempre buscando a sustentabilidade’.
Quanto ao gestor podemos defini-lo, da seguinte forma: ‘O gestor é o condutor do negócio é o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio’ afirma Chiavenato.
Já o Código Civil trata de empresários dos artigos 966 a 971. ‘Considera-se empresário quem exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços’, conforme Anan e Marion.
Consideraremos a empresa como sistemas: ‘A empresa constitui um sistema. Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos’, definição de Chiavenato.
Assim, um sistema é considerado Aberto quando, ‘de elevada permeabilidade, isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo’, por Chiavenato.
O relatório a partir de agora trata do assunto missão, visão e valores organizacionais.
Ainda segundo Chiavenato, ‘A missão significa a razão de
...