Processos Gerenciais
Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anthonyredfield • 18/9/2014 • 1.505 Palavras (7 Páginas) • 288 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE PIRACICABA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
IVANILDA SOARES DA SILVA
RA: 9650528797
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE 2014.2
DISCIPLINAS: PROCESSOS GERENCIAIS; MATEMÁTICA.
TUTOR EAD Tania Mª. Alves Capodifoglio
PIRACICABA / SP
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula e vivenciar situações dentro de uma organização, seja ela grande, média, ou pequeno porte, além de ajudar a desenvolver a relação interpessoal e melhor compreensão da realidade empresarial dentro do curso de Gestão de Recursos Humanos. A empresa estudada é fictícia e do ramo de varejo de grande porte, o relatório será dividido em três partes, onde a primeira é uma pequena introdução do ramo de negócio da empresa em questão, na segunda parte breve história e aspectos importantes, tais como atual faturamento. Na terceira parte do relatório está contida o diagnóstico, onde solucionaremos conforme teorias aprendidas em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
Uma empresa de consultoria em gestão administrativa (Hortedan – Hipermercado) com
Atividade no interior de São Paulo/SP. Os diretores da empresa haviam acabado de encerrar a reunião trimestral, e tinham
concluído que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações.
Os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.
A consultoria utilizou oito semanas analisando as operações da empresa. Todos os colaboradores foram entrevistados, do presidente ao operacional. Encerrados os levantamentos e as análises em um relatório de 180 páginas foi entregue á diretoria da empresa. A seguir temos uma das principais conclusões:
“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que deem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”
Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e
eletroeletrônicos (Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial. Segue informações atualizadas da empresa:
A estrutura da empresa2 tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Informando que:
- Presidência;
- Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);
- Gerências (8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).
- Total de colaboradores: 176 no total => Financeira (5); Compras (6) e Operações (165);
4.1- Estrutura Organizacional
O desenho organizacional constitui umas das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados, envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial é dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. Esses aspectos são divulgados nos organogramas, manuais de organização e descrições de cargos. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização. Em outras palavras, procura atender a quatro
requisitos fundamentais:
- Como estrutura básica
- Como mecanismo de operação
- Como mecanismo de decisão
- Como mecanismo de coordenação;
Na realidade, o desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Cada empresa é uma empresa única e especial, com suas características próprias em termos de desenho organizacional.
A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:
- Horizontal
- Vertical
A diferenciação é responsável pela complexidade organizacional, pois quando há muitos níveis hierárquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessários vários esquemas de integração e entrosamento para coordenar o funcionamento e obter harmonia na totalidade.
A formalização é o grau em que as regras e regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes da empresa. Pode ser feita por meio de:
- Cargo
-
...